Mostrar mais resultados...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mostrar mais resultados...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Forquilhinhas respira Carnaval com formatura do Projeto Jardim Capacita e ensaio da Bateria Explosiva

A festa acontece nesta segunda-feira (29), a partir das 20h, na Praça Adriano Farias, reunindo comunidade, música e muita paixão pelo samba

Geral

São José

Logo Jornais em Foco

Jornais em Foco

Forquilhinhas será palco de um encontro especial que une aprendizado, cultura e tradição nesta segunda-feira (29), a partir das 20h: a formatura do Projeto Jardim Capacita, da Escola de Samba Jardim das Palmeiras, acontece junto ao ensaio aberto da Bateria Explosiva.

Em 2024, o projeto  capacitou cerca de 200 pessoas, e em 2025 já soma mais de 500 participantes em oficinas de percussão, dança, confecção de fantasias e outras modalidades, formando novos talentos e envolvendo a comunidade na preparação para o Carnaval 2026. Mais do que aprender a batida do samba, os alunos também desenvolveram disciplina, dedicação e o amor pela cultura popular.

O presidente da escola, Renann Inácio, destaca a importância da iniciativa.“Com o incentivo que recebemos, conseguimos realizar trabalhos sociais durante todo o ano. Levamos essas oficinas à população, e agora eles fazem parte da produção da escola para o desfile. Para se ter uma ideia, 60% dos músicos que vão tocar no desfile vieram da nossa oficina de bateria. Isso mostra que o Carnaval é feito pelo povo e para o povo.”

A energia que toma conta do barracão e dos ensaios é visível: idosos do Centro de Atendimento à Terceira Idade (Cati) ajudaram na confecção de fantasias, enquanto cerca de 30 participantes da oficina de dança já ensaiam os passos que vão brilhar na avenida. Cada detalhe – da batida dos tambores à criação dos carros alegóricos – é pensado coletivamente, transformando o Carnaval em uma verdadeira obra de arte comunitária.

Para o secretário de Cultura e Turismo de São José, Toninho da Silveira, a iniciativa representa o papel transformador da cultura. “O Carnaval não é apenas festa, é inclusão social, é oportunidade e é memória. Projetos como o Jardim Capacita dão sentido à cultura, porque aproxima as escolas de samba da comunidade e garantem que nossa tradição siga viva para as próximas gerações. É bonito ver crianças, jovens e idosos todos unidos em torno do samba.”

Com a formatura e o ensaio desta segunda-feira, São José reforça que o Carnaval é muito mais do que um desfile: é um movimento coletivo que mobiliza talentos, fortalece vínculos e enche de orgulho a cidade que respira samba o ano inteiro.