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Abrasel Summit conecta empresários e projeta futuro do setor de alimentação em Santa Catarina

Evento também oficializou a criação do Núcleo Mariquinha e marcou o início das comemorações dos 30 anos da entidade

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Estado

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Florianópolis recebeu, nesta terça-feira (23), a terceira edição do Abrasel Summit, o maior evento de alimentação fora do lar de Santa Catarina. Reunindo mais de 650 participantes, entre empresários, gestores e profissionais do setor, na Alameda Casa Rosa, em Florianópolis, o encontro consolidou-se como espaço de referência para discutir inovação, gestão e tendências do mercado que movimenta a economia catarinense com mais de 49 mil negócios, 170 mil empregos diretos e impacto no turismo.

Organizado pela Abrasel SC, o evento trouxe uma programação de peso, com palestras sobre delivery, marketing digital, gestão de pessoas, inteligência artificial e lucratividade. Entre os convidados estiveram João Barcelos, embaixador do iFood e especialista em delivery; Marcelo Politi, referência em gestão e lucro no setor; Matheus Lessa, fundador da maior escola de negócios para restaurantes no Brasil; Pedro Leite, CEO da rede Azilados; além de especialistas como Matheus Mason (Chef.AI), Re Cruz (Somosfoodness e Recruztogo), o conselheiro da Abrasel SC, Célio Salles, e a presidente da entidade, Juliana Débastiani.

Um dos destaques da edição foi a oficialização do Núcleo Abrasel Mariquinha, o primeiro instalado em uma comunidade. O local já recebe o projeto Acelera Abrasel Mariquinha, desenvolvido em parceria com o Sebrae/SC e voltado ao fortalecimento do empreendedorismo local, oferecendo formação, apoio técnico e novas oportunidades.

Para a presidente da Abrasel SC, Juliana Débastiani, a iniciativa reforça o propósito da entidade em representar um setor tão diverso, que abrange empreendimentos como restaurantes de todos os portes, bares, padarias, conveniências e quiosques. “É muito importante ter esse espaço dentro da comunidade, que é um local onde as oportunidades nem sempre chegam. A Abrasel abre portas para quem sonha em empreender, levando conhecimento e possibilidades que muitas vezes não estariam acessíveis”, completa a coordenadora do núcleo, Prince Oliveira Fogaça.

As palestras também trouxeram reflexões importantes. Para o conselheiro nacional da Abrasel, Célio Salles, o evento cumpriu seu papel de oferecer soluções práticas para os negócios. “O desafio de qualquer empresário é reduzir custos, aumentar vendas e ampliar a margem de lucro. Aqui tratamos desses três pontos, somados à inovação tecnológica, que hoje é essencial para o sucesso do setor”, assinalou.

Já o empresário Matheus Mason, fundador da Chef.AI, trouxe ao evento a discussão sobre o papel da inteligência artificial nos negócios. “Hoje a IA é meu copiloto, me auxiliando em processos que vão desde o RH até elaboração de cardápios e desenvolvimento de campanhas de marketing. Inovar não precisa ser algo inédito, mas melhorar processos e ganhar produtividade. Hoje a tecnologia está mais acessível e pode ser usada por qualquer negócio”.

Fechando o dia, o especialista em delivery João Barcelos explicou como a pandemia mudou o comportamento dos clientes. “A principal transformação foi a busca por agilidade. O consumidor não aceita mais esperar 40 minutos por um pedido. Além disso, há uma demanda crescente por porções menores, mais saudáveis e acessíveis”, assinalou Barcelos, destacando que é fundamental para os empresários se adaptarem a esse novo cenário.

O evento encerrou com o início das comemorações dos 30 anos da Abrasel SC, celebrado com um coquetel que apresentou cinco ilhas gastronômicas inspiradas nas diferentes regiões do estado, como Serra, Meio Oeste, Sul e Grande Florianópolis. O cardápio valorizou produtores e ingredientes locais e reforçando o papel da gastronomia como vetor de turismo e desenvolvimento econômico.