Mostrar mais resultados...

Evento celebra a ancestralidade e destaca a importância cultural da capoeira em Santa CatarinaEntre os dias 26 e 28 de setembro, a cidade de Biguaçu será palco do 3º Simpósio Catarinense de Capoeira – Celebrando a Ancestralidade, um dos maiores eventos do estado voltados à valorização e difusão da capoeira como expressão cultural, histórica e social do Brasil.
A programação reúne mestres renomados, pesquisadores e praticantes em uma série de atividades gratuitas e abertas ao público, incluindo rodas de conversa, vivências, lançamentos literários, apresentações e cerimônias de reconhecimento.
O simpósio tem início na sexta-feira (26/09), às 19h30, com a tradicional Roda de Abertura no campus da Univali (Biguaçu), seguida de uma conversa com mestres convidados.
No sábado (27/09), as atividades começam às 9h30 com uma vivência conduzida pelo Mestre Vuê, seguidas do lançamento do livro “Todas as raízes da Capoeira”, de Mestre Squisito, e uma roda de conversa sobre os sistemas de graduação na capoeira. À tarde, o debate aborda a expansão da prática pelo Brasil nas décadas de 1960 a 1980.
Às 20h, no Auditório da Prefeitura, ocorre um dos momentos mais simbólicos do simpósio: a cerimônia de reconhecimento de mestria e as formaturas de contramestres e professores, valorizando trajetórias dedicadas à arte.
O encerramento acontece no domingo (28/09) com a vivência “Capoeira Regional – Toques, práticas e roda”, comandada pelos mestres Nenel e Preguiça, às 10h, no campus da Univali. À tarde, às 15h, o Ginásio Municipal Deltaville sedia a graduação anual do Projeto Capoeira na Escola.
O evento promete ser um encontro de saberes e experiências, reafirmando a importância da capoeira como patrimônio imaterial e ferramenta de transformação social.