Mostrar mais resultados...

CARNAVAL 2026 MOVIMENTA A ECONOMIA DE SC
Pois é, o carnaval 2026 já começou em todo nosso estado, movimentando o comércio, a indústria da confecção, o segmento alimentício e a rede hoteleira. Dados levantados pela Confederação Nacional do Comércio (CNC) prevê uma movimentação de R$511 milhões na economia de Santa Catarina no Carnaval de 2026. Esse faturamento representa um aumento de 2,8% em relação a 2025, que teve um total de R$500 milhões. O levantamento de dados aponta um crescimento no número de contratações temporárias em Santa Catarina durante o Carnaval de 2026, com abertura de 3.235 postos temporários, representando um aumento de mais de 15% em comparação ao ano passado. Carnaval, sem dúvida, é um bom negócio na capital e em todas cidades catarinenses que tem festa em clubes, nas ruas e avenidas.
EM ANO ELEITORAL COM LULA NA AVENIDA
Temos eleições esse ano para presidente, deputados estaduais e federais e polêmica pela frente no Rio de Janeiro. Uma escola de samba de Niterói, ajudada com recursos estaduais e por fazer parte do primeiro time das grandes no Rio, recebeu recursos do governo do estado e até ajuda federal, simplesmente por homenagear o atual presidente Lula, contando sua história de vida. Até aí, atitude normal em homenagear personalidades como sempre ocorre totós os anos. Só que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE),através da ministra Estela Aranha, relatora da ação apresentada pelo Partido Novo tenta barrar o desfile da Acadêmicos de Niterói em homenagem ao presidente Lula na Marquês de Sapucaí. O partido sustenta que o enredo configura propaganda eleitoral antecipada e pede que a TSE impeça a apresentação. Tem toda razão. A escola não pensou nisso antes?
MONITORAMENTO FACIAL NA FOLIA E SEGURANÇA
Várias pessoas que devem ou tem problema na justiça, como mandados de prisão ou algum problema judicial, já caíram nas mãos da polícia na última semana e início de carnaval em todo país e aqui em Santa Catarina. Tudo isso, bom sinal por exemplo, em virtude do novo sistema de monitoramento facial. Segundo o que a coluna apurou, todas as nove arenas vão contar com videomonitoramento com câmeras de reconhecimento facial, que vão facilitar a identificação e busca por suspeitos de quaisquer ilegalidades e imagens espelhadas na Central de Monitoramento da GMF, na Base de Coqueiros, que abriga o sistema integrado que permite o monitoramento da cidade em tempo real. Além de 70 guardas municipais espalhados em vários pontos da cidade, 50 agentes temporários de segurança também vão atuar na folia.
JOEL COSTA JUNIOR
O sempre boa praça, manezinho da ilha, apaixonado pelo carnaval, Joel Costa Junior, atual presidente da Liga das Escolas de Samba de Florianópolis, promete realizar sob sua gestão, um dos maiores e melhores carnavais que a cidade vai presenciar nos últimos anos na capital. Desfile das escolas na sexta e sábado, estrutura montada com muita antecedência, camarotes e suporte necessário no melhor carnaval do sul do país. Um planejamento muito antecipado, crescimento de público, investimentos nas escolas de samba e administração por um bom período da Passarela do Samba, são vitórias conquistadas em seu último ano de gestão na Liga. Para fechar sua gestão, a Liga vai realizar o reconhecimento dos destaques da festa com o Prêmio Carlos Magno, conhecido como o “Oscar do Carnaval”. Joel informou que independente do resultado oficial dos desfiles, o prêmio busca valorizar quesitos, homenagens e personagens do samba a partir do olhar da Liga. Valeu, Joel!