Mostrar mais resultados...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mostrar mais resultados...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Coluna do Dino Montez (29/01/2025)

Notícias políticas e variedades de Santa Catarina

Colunista

Florianópolis

Logo Jornais em Foco

Jornais em Foco

Foto: A semana foi tomada pela notícia da morte do cachorro Orelha

ORELHA: COVARDIA INACEITÁVEL E PUNIÇÃO AOS ENVOLVIDOS

A semana foi tomada pela notícia da morte do cachorro Orelha, animal indefeso, que se abrigava há anos na Praia Brava, em Floripa, brutalmente agredido por jovens de classe média por simples brincadeira, sei lá, gente do mal, que precisam ser punidos de acordo com a lei. O indiciamento de 3 pessoas, anunciados pela polícia, adultos, além dos 4 adolescentes agressores, mostra que muita coisa ainda precisa ser feita em relação ao número de animais brutalmente assassinados em Santa Catarina nos últimos anos. A morte brutal e covarde do cão Ovelha, causou grande comoção e repercussão nacional devido à brutalidade do episódio. Orelha era um animal idoso, dócil e muito conhecido, alegria de quem morava na Praia Brava ou mesmo passeava pelo local visualizando diariamente o cachorro. Agora é o momento de discutir, com cautela, o projeto da maioridade no país.

VERGONHA: MÉDICOS SEM PREPARO SENDO FORMADOS

O Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica revelou dados alarmantes: uma parcela de formandos não atingiu a proficiência básica, gerando debate sobre a qualidade dos novos médicos e a regulamentação do ensino em todo país. Um absurdo e total despreparo de algumas unidades de ensino que foram avaliadas na formação de quem vai cuidar de nossa saúde. Os dados divulgados pelo MEC em janeiro de 2026 indicam que quase 4 em cada 10 médicos formados por faculdades privadas não atingiram a nota mínima no Enamed. Esse exame é fundamental para quem vai exercer essa profissão, destacando que cerca de 30% dos cursos de medicina no Brasil tiveram desempenho insatisfatório. Porque não fazem como os advogados? Uma prova final e difícil aos futuros formandos, ajudaria para exercerem a profissão.

JORGINHO ALIADO COM JOINVILLE

Pois é, em política tudo pode acontecer. Aconteceu nessa semana que passou. Quando tudo se alinhava numa parceria de dupla de Jorginho, atual governador, tentando sua reeleição com o MDB, tudo foi desfeito politicamente. O prefeito de Joinville, maior cidade do estado, Adriano Silva, foi convidado para ser vice de Jorginho nas eleições desse ano. Com essa formação e contrariando o MDB, houve rompimento no apoio ao governo e saída de secretários estaduais de suas pastas. João Rodrigues, de Chapecó, que também pleiteia concorrer ao governo, já “abriu os olhos.

MONITORAMENTO NA TRILHA EM FLORIPA

A famosa trilha da Praia do Matadeiro, em Floripa, ganhou sistema de monitoramento, depois da morte da estudante Catarina Kasten, violentada sexualmente e assassinada no local. A prefeitura de Floripa, informou ao colunista, que a iniciativa faz parte da estratégia para criar um cercamento digital, num sistema integrado que espelha as câmeras da cidade na base da Guarda Municipal, como vem ocorrendo em vários bairros e na área central, diminuindo o tempo de resposta das ocorrências, além de coibir a violência e outras ilegalidades. O sistema facilita a solução de crimes e identificação de criminosos através do reconhecimento facial.

LELO GUERREIRO EM FESTA

O boa praça e empresário artístico, Lelo Guerreiro, de São José, comemora em 2026 os 23 anos de sua empresa, a LL Eventos com novidades que estão sendo preparadas nos próximos meses. Segundo o que apurou o colunista, a data será comemorada em maio. Como faz todos os anos, o lado social é o “ foco principal” de sua festa. Lelo sabe o que faz. Sucesso, amigo.