Mostrar mais resultados...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mostrar mais resultados...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

São José leva escolas ambientais ao III Fórum das Escolas do Mar em Bombinhas

Centro Municipal de Educação Ambiental Escola do Mar e Escola Municipal do Meio Ambiente representarão o município em evento que promove educação ambiental e cultura oceânica

São José

Logo Jornais em Foco

Jornais em Foco

Na próxima semana, São José estará representada no III Fórum das Escolas do Mar de Santa Catarina, que será realizado nos dias 24 e 25 de outubro, em Bombinhas. O município participará com o Centro Municipal de Educação Ambiental (CME) Escola do Mar e a Escola Municipal do Meio Ambiente, apresentando trabalhos desenvolvidos com estudantes da rede municipal.

O evento reunirá educadores, cientistas e comunidades tradicionais para fortalecer a cultura oceânica e a educação ambiental no estado. No dia 24, estão previstas atividades presenciais, oficinas, palestras e rodas de conversa. Já no dia 25, haverá uma saída embarcada, permitindo vivência direta do ambiente marinho costeiro.

Durante o Fórum, a Escola do Meio Ambiente fará a apresentação do projeto “Nossa Água Vai para o Mar”, uma iniciativa ambiental desenvolvida há três anos com cinco unidades de ensino da rede pública municipal de São José — CEM Santa Terezinha, CEM Professora Amélia Inácia de Medeiros Ludwig, CEM Antônio Francisco Machado, CEM Maria Hortência Pereira Furtado e CEM Sebastião Corrêa. O projeto conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

A proposta proporciona aos alunos uma vivência prática e científica sobre a importância da preservação dos recursos hídricos e dos ecossistemas locais. “O projeto é uma oportunidade única para os alunos vivenciarem o conhecimento científico de forma prática, entendendo como nossas ações impactam diretamente os recursos hídricos e os ecossistemas locais. Esse aprendizado é essencial para que as futuras gerações sejam ativas na conservação do meio ambiente e na construção de uma comunidade mais sustentável”, destacou a diretora da Escola do Meio Ambiente, Cinthya Regina Persike, que celebra o reconhecimento: “É muito gratificante ver nosso trabalho sendo um case em um evento dessa relevância.”

De frente para a Baía Norte, a Ambiental Escola do Mar, localizada no bairro Serraria, também levará sua experiência ao evento, compartilhando ações de educação ambiental marinha realizadas com alunos da rede municipal. “Nas atividades, levamos os alunos a refletir sobre qual cidade queremos. A partir daí, assuntos como saneamento básico, mobilidade urbana e qualidade de vida vêm à tona. Coletivamente, vamos desenhando o cenário da cidade que almejamos e qual o papel de cada um para termos uma cidade sustentável e equilibrada”, explicou o diretor da Ambiental Escola do Mar, Fabiano Furini.

A secretária Municipal de Educação, Claudia Macário, ressalta a importância da participação josefense no Fórum: “A atuação das escolas ambientais complementa as atividades trabalhadas nas escolas, dialogando com diferentes áreas do conhecimento. Estar presente em um evento como este reforça o compromisso de São José com a educação ambiental e com a formação de cidadãos conscientes e responsáveis.”

Ao longo dos anos, as duas escolas ambientais de São José já realizaram cerca de 230 mil atendimentos a estudantes, em parceria com a Fundação Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, promovendo ações como plantio de árvores, oficinas de compostagem e mostras ambientais. O trabalho desenvolvido vem sendo amplamente reconhecido, com prêmios como Destaque em Meio Ambiente, Prêmio Expressão de Ecologia – Onda Verde, Fritz Müller e Educador Inovador.