Mostrar mais resultados...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mostrar mais resultados...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Da escolinha ao pódio: São José constrói potência esportiva a partir da base nos bairros

Município conta com 30 projetos sociais que atendem milhares de crianças e adolescentes

Geral

São José

Logo Jornais em Foco

Jornais em Foco

Nos últimos anos, São José consolidou-se como um destaque esportivo nacional. Com campeões brasileiros, internacionais e até um medalhista olímpico, o município tornou-se referência na formação de atletas de alto rendimento. Contudo, nenhum talento nasce pronto.

A formação de um campeão é resultado de um longo trabalho de base. É exatamente essa a missão dos 30 projetos esportivos de diversas modalidades conveniadas à Prefeitura de São José: descobrir, nos bairros da cidade, crianças e adolescentes e incentivá-los à prática esportiva. Para muitos, é um hobby ou uma diversão saudável. Para outros, o projeto torna-se a escola que os transformará em atletas profissionais.

Nesse processo, os coordenadores e técnicos têm um papel fundamental, dedicando-se por longos períodos ao desenvolvimento de cada aluno. São anos de ensinamentos e treinamentos até a estreia em uma competição profissional. Muitos dos campeões de hoje, já adultos, deram seus primeiros passos no esporte ainda crianças, exatamente nesses projetos sociais.

É o caso de Pedro Rocha. Aos 7 anos de idade ele entrou no projeto Ippon de judô, pegou gosto pelo esporte e não parou mais de treinar. Hoje com 17 anos, ele é faixa marrom e representa São José em competições oficiais.

“Nós temos atletas profissionais cujo crescimento foi acompanhado pelos técnicos. No boxe, por exemplo, um dos professores do projeto social, hoje adulto e atleta profissional, teve início no esporte exatamente no projeto quando ainda era criança. É muito gratificante ver a cidade formando tantos talentos”, enfatiza o secretário de Esporte e Lazer, Binho Goulart. O Secretário se refere a Leoh Santos, que integra a equipe DS- Team de boxe.

Atualmente, a cidade oferece projetos em diversas modalidades, como atletismo, boxe, judô, karatê, ginástica artística, ginástica rítmica, xadrez, natação, bocha, tênis de mesa, triathlon, handebol, basquete, futsal, futebol, vôlei de praia, vôlei e paraciclismo. As aulas acontecem em polos espalhados por diversos bairros e atende cerca de 5 mil alunos de 6 a 17 anos.

Os interessados em participar dos projetos ou obter mais informações podem entrar em contato com a Secretaria de Esporte e Lazer pelo telefone (48) 3381-2290, ou pelo whatsapp (48) 99211-5887.