Mostrar mais resultados...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mostrar mais resultados...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Florianópolis: Festival Lanterna Mágica de Cinema terá shows, feiras gastronômica e artesanal e oficinas gratuitas

Confira a programação paralela do evento, que ocorre entre 23 e 26 de novembro, no Ribeirão da Ilha, em Florianópolis.

Logo Jornais em Foco

Jornais em Foco

Além das sessões de cinema e debates, a próxima edição do Festival Lanterna Mágica de Cinema – Trabalhadoras terá uma extensa programação cultural e educativa. O evento, que ocorre entre 23 e 26 de novembro, no Ribeirão da Ilha, em Florianópolis, é totalmente gratuito.

 

Entre as principais atrações da programação paralela está uma oficina gratuita de Sabão Ecológico para mulheres em situação de vulnerabilidade, em parceria com a Lantana Camará, uma marca que desde 2013 desenvolve produtos naturais e artesanais para higiene pessoal e autocuidado. A atividade ocorrerá nos três primeiros dias do evento (23, 24 e 25), sempre a partir das 14 horas no no Salão Paroquial da Igreja Nossa Senhora da Lapa (Rua Alberto Cavalheiro, 238 – Ribeirão da Ilha)

 

São 10 vagas para as mulheres cadastradas e atendidas pela unidade CRAS SUL II (Rua Severiano Firmino Martins, 66, Ribeirão da Ilha, Tel: 3338-1042) e devem ser feitas pelo preenchimento do formulário https://forms.gle/9wjFVxxGovGZdzvv8. As participantes terão direito a transporte, e seus filhos poderão participar da oficina de teatro que também ocorrerá no Festival no mesmo horário. 

 

Nos mesmos dias (23, 24 e 25), em parceria com o Teatro Comunitário do Ribeirão da Ilha, o Festival realiza uma oficina teatral para crianças e adolescentes de 8 a 15 anos. A atividade visa estimular o autoconhecimento por meio de reflexões sobre si e sobre o grupo, associada à ampla exploração da criatividade. As inscrições podem ser feitas pelo formulário: https://forms.gle/zFC1QqdnrNFDx4QQA 

 

Programação musical tem line-up formado apenas por artistas mulheres

 

O Festival também terá muita música. Todos os dias, haverá uma DJ para dar um clima de festinha ao evento. Apresentam-se as DJs Natte Malunga (23 e 26), Lirous (24), Aisha (25) e Góia (26). No sábado (25), às 22h, o Festival Lanterna Mágica traz o show Corpo Território, com narrativas do corpo que sente os territórios, principalmente o corpo negro. O grupo, composto por Elen Cristina, Natte Malunga e Laura Gelpi, traz interpretações singulares de músicas brasileiras que perpassam diversas temáticas, tais como ancestralidade, afeto, solidão, amor e espiritualidade.

 

Já no último dia do evento (26), às 17h, o Festival recebe Filhas e Filhes de Eva no Jardim das Delícias, uma fanfarra de sopros e percussão formada por mais de 40 mulheres e pessoas não binárias. No repertório, trazem compositoras mulheres e homenageiam figuras da música brasileira, como Gal Costa e Rita Lee. Além disso, tocam marchinhas tradicionais, samba reggaes, axés, funks e ritmos latino americano. 

 

Feira com pequenas produtoras e artesãs do bairro

 

No sábado e domingo (25 e 26) ocorre também a Feira Artesanal e a Feira Gastronômica, com a proposta de valorizar a produção local e prestigiar as pessoas produtoras, sobretudo mulheres, que já fazem parte do calendário cultural do Ribeirão da Ilha e da Grande Florianópolis. 

 

"Queremos abrir espaço para negócios que tenham sinergia com a proposta do protagonismo de mulheres empreendedoras e, nesse sentido, a Nefasta Cervejaria Artesanal, empreendimento da Grande Florianópolis comandado por mulheres, fortalecerá o movimento como uma das marcas apoiadoras do Festival", comenta Fernanda Ozório, diretora geral, produtora executiva criativa e curadora do evento.

 

Sobre o Coletivo Lanterna Mágica

 

Criado em 2021, o Coletivo Lanterna Mágica reúne artistas e profissionais da cultura de Florianópolis. As ações são focadas no Ribeirão da Ilha, um bairro distante dos principais equipamentos culturais da cidade. Em 2022, o grupo realizou um Cineclube, com sessões contínuas e gratuitas de cinema com foco para a comunidade do Ribeirão da Ilha e arredores. gratuitas e com foco na comunidade do bairro e arredores. Aos poucos a programação cresceu e virou um evento maior que traz outras atividades da economia criativa local. No mesmo ano o coletivo realizou  a primeira edição do Festival, com produções catarinenses realizadas por mulheres, e desde então já produziu dois filmes curta metragens. 

 

O 2º Festival Lanterna Mágica de Cinema – Trabalhadoras é um projeto selecionado pelo Prêmio Catarinense de Cinema, executado com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura. 

 

Festival Lanterna Mágica de Cinema – Trabalhadoras

23 a 26 de novembro

Praça da Igreja da Lapa, na Freguesia do Ribeirão da Ilha

Mais informações: coletivolanternamagica