Mostrar mais resultados...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mostrar mais resultados...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Coluna do Decio: Salmir vai renunciar em 2026 para disputar vaga na Alesc

Prefeito de Biguaçu prepara candidatura a deputado estadual e avalia troca de partido; renúncia será em abril do próximo ano

Colunista

Biguaçu

Logo Jornais em Foco

Jornais em Foco

Salmir Silva foi reeleito com mais de 70% dos votos válidos e prepara renúncia em 2026 para disputar vaga na Alesc (Foto Divulgação)

O prefeito de Biguaçu, Salmir Silva, vai renunciar ao cargo em abril de 2026 para disputar uma vaga na Assembleia Legislativa de Santa Catarina. A candidatura já está decidida, e agora o foco do prefeito é definir qual partido oferecerá as melhores condições para sua eleição.

 

Atualmente no MDB, Salmir estuda migrar para o Republicanos, Podemos ou PSD. A possível ida para o PSD tem o peso do apoio do prefeito de São José, uma das principais lideranças do partido na Grande Florianópolis. Já Republicanos e Podemos são vistos como alternativas estratégicas por exigirem uma quantidade menor de votos para eleger um deputado estadual — em torno de 22 a 23 mil —, contra os 35 a 40 mil necessários no MDB.

 

Apesar disso, o MDB tem uma base mais ampla no estado, com 70 prefeitos, enquanto o Podemos tem cinco e o Republicanos apenas quatro. Permanecendo no MDB, Salmir seria mais um nome forte na legenda; já nas siglas menores, ganharia destaque como principal liderança com base consolidada.

 

Salmir Silva chega à disputa com respaldo eleitoral expressivo. Na eleição de 2024, ele foi reeleito com mais de 70% dos votos válidos — a maior vitória da história de Biguaçu em termos percentuais e de diferença de votos. Além disso, conta com o apoio firme dos 13 vereadores da base de governo. Apesar de muitos deles terem compromisso com outros deputados, a tendência é de que esses vereadores pulem para o lado de Salmir devido ao apoio do prefeito as reivindicações solicitadas. Por mais que deputados estaduais ajudem certos vereadores de Biguaçu, essa mão nunca  é igual as indicações de cargos dentro da prefeitura que o prefeito atende.

Com esse cenário, Salmir pretende sair de Biguaçu com uma votação expressiva, o que o fortaleceria na busca por votos em outros municípios e aumentaria as chances de garantir uma cadeira na Alesc