Mostrar mais resultados...

O prefeito de Biguaçu, Salmir Silva, confirmou que será candidato a deputado estadual nas eleições de 2026. Para isso, ele deixará a prefeitura em abril do próximo ano, quando o vice-prefeito Alexandre Martins assumirá o cargo.
Atualmente filiado ao MDB, Salmir deve se desligar da sigla ainda este ano, com fortes chances de migrar para o Republicanos ou para o Podemos. O convite para se filiar ao Republicanos partiu do presidente estadual da legenda, Jorge Guetem, que destacou a proximidade com o Partido Liberal (PL) de Santa Catarina e a possibilidade de alinhamento com a candidatura presidencial de Tarcísio de São Paulo, filiado ao partido nacionalmente. Já o Podemos atrai Salmir pela possibilidade de fazer uma dobradinha regional com a deputada estadual Paulinha, atual presidente do partido em Santa Catarina, que disputará uma vaga na Câmara Federal.
A mudança de partido também tem cunho estratégico. Pelo MDB, Salmir precisaria conquistar cerca de 35 a 40 mil votos para se eleger, enquanto no Republicanos ou no Podemos, esse número cai em aproximadamente 10 mil votos, aumentando suas chances de vitória.
Em Biguaçu, o prefeito pretende contar com o apoio de vereadores da cidade: dos 15, 14 são aliados e estão sendo convidados a integrar sua base na campanha. Além disso, Salmir mantém relações políticas com gestores de municípios vizinhos, como Nelinho, prefeito de Antônio Carlos. Apesar de deixar o MDB, ele busca manter articulação com lideranças da sigla, incluindo Douglas de Sorocaba, atual presidente do partido em Biguaçu e secretário de Agricultura, que tem sido um aliado estratégico em sua trajetória política.
Salmir já iniciou visitas a diversos municípios e contatos com prefeitos e vereadores, fortalecendo sua base e montando uma equipe robusta para a disputa eleitoral de 2026.