Mostrar mais resultados...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mostrar mais resultados...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Luan conquista recurso de R$ 150 Mil para Licenciamento dos Molhes do Rio Biguaçu

A conquista é resultado da atuação conjunta do vereador Luan com o presidente da Colônia de Pesca Z23 de Biguaçu, Wagner Gaguy

Obras

Biguaçu

Logo Jornais em Foco

Jornais em Foco

Foto: Na foto Luan, Tiago Bolan Frigo (secretário de Aquicultura e Pesca de SC), Andrei Fagundes (vice presidente da colônia pescadores) e Luiz Feubak (representando a Marina)

O vereador Luan de Souza Pereira celebra uma importante conquista para Biguaçu: a captação de R$ 150 mil destinados à contratação da empresa responsável pelo licenciamento ambiental dos molhes do Rio Biguaçu. O recurso, enviado pelo governador Jorginho Mello (PL), representa um passo fundamental para viabilizar a construção futura dessa infraestrutura essencial à cidade. A conquista é resultado da atuação conjunta do vereador Luan com o presidente da Colônia de Pesca Z23 de Biguaçu, Wagner Gaguy, que estiveram à frente dessa luta. O parlamentar destacou ainda o papel do Secretário de Estado da Pesca, Tiago Bolan Frigo, e do governador Jorginho Mello na viabilização do recurso.

Importância para cidade

Os molhes do Rio Biguaçu são uma demanda antiga da população, especialmente após os recorrentes episódios de enchentes que atingem a região. Em janeiro de 2025, Biguaçu decretou situação de emergência devido às fortes chuvas, com registro de alagamentos, deslizamentos e famílias desabrigadas. O projeto prevê molhes com extensão aproximada de 468 metros e dragagem do rio, permitindo melhor navegabilidade e reduzindo os impactos das cheias. A obra beneficiará diretamente moradores que residem próximo ao Rio Biguaçu, pescadores que dependem da atividade para subsistência, e empresários da região, além de contribuir para a prevenção de desastres naturais.

Próximos Passos

Com o recurso garantido, a Prefeitura de Biguaçu poderá contratar a empresa para elaboração dos projetos de licenciamento ambiental, incluindo Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e Relatório de Impacto ao Meio Ambiente (RIMA). Após aprovação dos estudos ambientais pelos órgãos competentes, o projeto seguirá para captação de recursos federais destinados à execução da obra.