Mostrar mais resultados...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mostrar mais resultados...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Coluna do Dino Montez - 25/09/2025

Notícias políticas e variedades de Santa Catarina

Colunista

Florianópolis

Logo Jornais em Foco

Jornais em Foco

Foto: Gabi

PORTE DE ARMAS PARA VIGILANTES

No Congresso Nacional, há um projeto de lei de autoria do deputado Coronel Ulysses (União-AC), que discute o porte de arma fora do expediente a vigilantes e funcionários de empresas de segurança privada e se estende a donos de propriedades privadas. Só que a legislação brasileira proíbe que vigilantes portem armas fora do horário de serviço, pois a autorização e o armamento são de responsabilidade da empresa de segurança e restritos ao exercício da função e tem que ter autorização da Polícia Federal, concedido apenas em horário de expediente. Vigilantes defendem que o porte fora do serviço é essencial para a segurança diante de ameaças. Vamos aguardar o desenrolar desse projeto.

                              CIDADE DA CULTURA

Jorginho Mello, sempre atento a modernidade, quer criar a Cidade da Cultura no local do antigo Complexo Penal de Florianópolis, que será desativado até 2026, num espaço de lazer, educação e turismo para a comunidade. Essa luta que dura há anos e atendendo pedidos dos moradores do entorno, deve acabar no final do ano que vem, onde todo o complexo penitenciário, incluindo o Presídio da Capital e a Penitenciária estadual, para um outro local, mas isso ainda em discussão através de várias audiências que o governo ainda quer fazer com a comunidade. Processo histórico para o estado, espaço importante e com fomento para a cultura e lazer, além da tranquilidade que vai ganhar os moradores. Acertou.

                                 DEMOLIÇÕES NA CAPITAL

Depois de avaliações e notificações, além de reclamações, a prefeitura de Floripa, realizou uma operação e acabou demolindo 32 edificações irregulares, construídas em área de preservação ambiental sem qualquer licença – nenhuma dessas residências estava habitada, o que permite a demolição sumária desse tipo de obra, mais 12 construções embargadas e três estabelecimentos comerciais irregulares fiscalizados e interditados, além de terem sido alvo de autos de infração. Todas as demolições estavam em áreas de preservação permanente (APPs). Até que enfim, depois de tanto tempo, o poder público e com força da lei, tem colocado a cidade em ordem e acabar de vez com diversas ocupações e invasões em nossa ilha. É, isso ai!

                                  FURTO DE FIAÇÃO

Mesmo com reforço no policiamento, mais monitoramento na área central, os vagabundos continuam agindo e realizando o furto de fiação na capital. Só nos últimos dias, cerca de 827 unidades do Centro de Florianópolis foram afetadas pela falta de energia elétrica, depois da ação de “ marginais da iluminação” agirem novamente nesse tipo de crime. Com mais essa ação, o sistema de trânsito do centro foi prejudicado, principalmente na Avenida Gustavo Richard, uma das principais da mobilidade de tráfego de veículos com problemas no semáforo. O apagão registrado em pleno centro da capital, prejudicou a cidade e os vagabundos ainda não foram presos.

                                    GABRIELA MARIOTTO

Um novo talento do nosso jornalismo catarinense e com destaque, é a nossa querida Gabriela Mariotto. Formada em jornalismo pela UFSC, a bela vem se destacando nas reportagens na tela do SBT e nas participações que faz em rede nacional no SBT Brasil.Foi estagiária da Rádio Udesc, passou pela TV Barriga Verde (Band) e hoje brilha nas telas da Rede SCC (SBT). Uma nova estrela da comunicação está trilhando seu caminho e vai brilhar muito mais. Aguardem!