Mostrar mais resultados...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mostrar mais resultados...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Atitude de torcedora do Avaí flagrada em ato racista e xenófobo repercute nacionalmente

Em partida da 37ª rodada da Série B, no estádio da Ressacada, em Florianópolis, uma mulher foi filmada proferindo ofensas de cunho racial e regional contra torcedores paraenses; clubes e Ministério Público tomam providências.

Polícia

Santa Catarina

Logo Jornais em Foco

Jornais em Foco

Foto: Atitude de torcedora Racista avaiana repercute nacionalmente (Foto Divulgação)

Na tarde do último sábado (15), no estádio da Estádio da Ressacada, em Florianópolis, durante o duelo entre Avaí FC e Clube do Remo pela 37ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, uma torcedora do time catarinense foi flagrada proferindo ofensas racistas e xenófobas contra torcedores paraenses.

Vídeos que circulam nas redes sociais mostram a mulher dizendo expressões como “Olha a tua cor”, “Pobre aqui não fica”, “Gastou o salário para vir… agora vai embora a pé”, e ainda questionando “O que tem no Pará?”.

O episódio ganhou repercussão imediata, motivando posicionamentos públicos dos dois clubes e de autoridades. O Avaí divulgou nota oficial em que repudia “inequívoca e total” conduta racista e xenófoba, informa que identificou a pessoa responsável e comunicou que ela terá seu acesso aos eventos do clube suspenso por tempo indeterminado, além de colaborar com as autoridades.

Por sua vez, o Remo classificou o episódio como “repugnante” e “clara manifestação de racismo e intolerância” e afirmou que exige punição dos envolvidos, reforçando que tais atitudes são incompatíveis com os valores do clube.

Além disso, o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) instaurou procedimento administrativo para apurar possível crime de racismo em decorrência de xenofobia, além de oficiar órgãos de segurança. 

O caso reacende o debate sobre racismo e xenofobia nos estádios brasileiros e a eficácia das medidas de prevenção e punição. A repercussão também leva a reflexões sobre o papel dos clubes na educação e no fomento de cultura de respeito entre torcidas.

Clique aqui e assista a torcedora “xingando” os torcedores do Pará

Confira abaixo várias filmagens de depoimentos criticando a atitude a torcedora racista

01

02 

03

04

05

06