Mostrar mais resultados...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mostrar mais resultados...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Evento celebra a ancestralidade e destaca a importância cultural da capoeira em Santa Catarina

Evento reunirá mestres renomados, rodas de capoeira, vivências culturais e debates sobre a importância da arte como patrimônio e transformação social

Esportes

Biguaçu

Logo Jornais em Foco

Jornais em Foco

Foto: Evento terá rodas, vivências, debates e solenidades em Biguaçu (Foto Divulgação)

Evento celebra a ancestralidade e destaca a importância cultural da capoeira em Santa CatarinaEntre os dias 26 e 28 de setembro, a cidade de Biguaçu será palco do 3º Simpósio Catarinense de Capoeira – Celebrando a Ancestralidade, um dos maiores eventos do estado voltados à valorização e difusão da capoeira como expressão cultural, histórica e social do Brasil.

A programação reúne mestres renomados, pesquisadores e praticantes em uma série de atividades gratuitas e abertas ao público, incluindo rodas de conversa, vivências, lançamentos literários, apresentações e cerimônias de reconhecimento.

O simpósio tem início na sexta-feira (26/09), às 19h30, com a tradicional Roda de Abertura no campus da Univali (Biguaçu), seguida de uma conversa com mestres convidados.

No sábado (27/09), as atividades começam às 9h30 com uma vivência conduzida pelo Mestre Vuê, seguidas do lançamento do livro “Todas as raízes da Capoeira”, de Mestre Squisito, e uma roda de conversa sobre os sistemas de graduação na capoeira. À tarde, o debate aborda a expansão da prática pelo Brasil nas décadas de 1960 a 1980.

Às 20h, no Auditório da Prefeitura, ocorre um dos momentos mais simbólicos do simpósio: a cerimônia de reconhecimento de mestria e as formaturas de contramestres e professores, valorizando trajetórias dedicadas à arte.

O encerramento acontece no domingo (28/09) com a vivência “Capoeira Regional – Toques, práticas e roda”, comandada pelos mestres Nenel e Preguiça, às 10h, no campus da Univali. À tarde, às 15h, o Ginásio Municipal Deltaville sedia a graduação anual do Projeto Capoeira na Escola.

O evento promete ser um encontro de saberes e experiências, reafirmando a importância da capoeira como patrimônio imaterial e ferramenta de transformação social.