Mostrar mais resultados...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mostrar mais resultados...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Coluna do Dino Montez (13/11/2025)

Notícias políticas e variedades de Santa Catarina

Colunista

Florianópolis

Logo Jornais em Foco

Jornais em Foco

Foto: Advogada, escritora e atual diretora da Associação das Mulheres com Câncer, Iriana Koch

POLÊMICA CRIADA NA CAPITAL

A tal “polêmica” criada por internautas, alegando que para entrar na capital precisaria de “passaporte”, não passou em branco e o prefeito Topázio Neto (PSD) respondeu em suas redes sociais.  Segundo o que a coluna apurou, Topázio estava se referindo sobre a vinda de muitas pessoas de fora, muitas enviadas por prefeituras, despejadas na capital e sem saber o que fazer. Apesar de todo esforço que Floripa faz, segundo o que apurei, em acolher essas pessoas, muita vem, ficam perambulando, aprontam e sequer querem ajuda. O que ficam recebem atenção, se quiserem, mas quem nada tem com a cidade, podem solicitar passagem de volta para casa. Topázio já acionou MP-SC sobre esse assunto e acabou de vez com a polêmica.

DESPEJO DE PESSOAS

Esse colunista, sempre atento a tudo que acontece na capital, já havia falado sobre cidades do interior e de outros estados, enchendo ônibus e até caminhões, despejando pessoas na capital durante a madrugada. No ano passado, por exemplo, a Polícia Civil e o Ministério Público iniciaram uma investigação em que um ônibus, vindos da Bahia, transportavam pessoas em situação de vulnerabilidade social e as deixavam em Floripa sem o devido suporte ou vínculos com a cidade. Muitas ficavam perambulando pelas ruas. Basta alguém querer “botar ordem” que pessoas usam as redes sociais para malhar. “Levem para casa”, como diria o polêmico Roberto Salum, em seus programas de TV.

MORADIA POPULAR COM IMÓVEIS ABANDONADOS

Em uma resposta dada aos proprietários de diversos imóveis abandonados na capital catarinense, a prefeitura decretou, na semana passada, que imóveis abandonados serão destinados à moradia popular. O decreto estabelece critérios para a seleção desses imóveis e define prazos para regularização, caso os proprietários queiram manter o bem. O Ministério Público, com força de lei deu um prazo de 60 dias para o município agir. Aliás, não é só de imóveis particulares que essa decisão deve ser tomada, mas de tantos, dezenas de edificações públicas das esferas federal e estadual, ao meu ver, deveriam ter uma reutilização. Se esses imóveis estiveram por muitos anos abandonados, sem serventia, irão virar moradia popular.

RUA BOCAÍUVA ARBORIZADA E CONECTADA

Há projetos, muitos por sinal, já apresentados por arquitetos de Floripa, sobre a Rua Bocaíuva, centro da capital, de modernização e mais conectada. Estudos de arborização do espaço, mais conectividade e soluções sustentáveis, estão sob estudo privado de arquitetos de Floripa, mas com parceria junto à prefeitura. Mais espaço nas calçadas é um deles e monitoramento. Tomara que não seja mais um projeto em vão, mas com tecnologia urbana e sustentável, além de modernização da nossa querida Bocaiúva.

IRIANA KOCK

Advogada, escritora e atual diretora da Associação das Mulheres com Câncer, a querida Iriana Koch, só tem o que comemorar. No próximo dia 25, vai estar na ALESC no lançamento do Livro “Heroína da Nossa História”. Ela será uma das protagonistas do livro durante o evento Ativas e Associativas, mostrando a força da mulher e liderança e empoderamento. Além de Iriana Koch, outras 30 mulheres de diversas regiões do estado, vão dividir o evento que é totalmente voltado ao protagonismo feminino e associativismo. A coluna, com certeza vai estar presente nesse evento em Florianópolis.