Mostrar mais resultados...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mostrar mais resultados...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Professor Carlos Moreno fala sobre o futuro urbano em Florianópolis

Evento reuniu autoridades, empreendedores e convidados para debater sustentabilidade e novas formas de viver nas cidades

Eventos

Florianópolis

Logo Jornais em Foco

Jornais em Foco

A Casa Hurbana Bocaiúva recebeu, na última terça-feira (23), o professor Carlos Moreno, urbanista franco-colombiano, autor do livro “A Cidade de 15 Minutos” e conselheiro da prefeita de Paris, Anne Hidalgo. Conhecido mundialmente pelo conceito que defende serviços, trabalho e qualidade de vida a poucos minutos de casa, Moreno esteve em Florianópolis a convite da Hurbana e da Cidade das Águas para uma apresentação seguida de debate sobre o futuro urbano. O evento também contou com a participação dos prefeitos Topázio Neto, de Florianópolis, e Adriano Silva, de Joinville.

 

Em sua apresentação, o professor explicou a importância de integrar três formas de inteligência para promover uma transformação urbana sustentável. Moreno definiu o conceito como o “Poder das 3 IAs”, que correspondem à Inteligência Ancestral, que resgata saberes e práticas milenares que promovem a harmonia com o ambiente; a Inteligência Adaptada, que desenvolve a capacidade de ajuste e resiliência diante das rápidas mudanças climáticas e sociais; e a Inteligência Artificial, que utiliza a tecnologia de forma estratégica e ética para otimizar recursos e melhorar a qualidade de vida urbana.

 

“Precisamos ver outras formas de viver e se adaptar”, destacou Carlos Moreno durante sua fala, enfatizando que a verdadeira inovação reside não apenas em avanços tecnológicos, mas em uma “maneira diferente de pensar”. Ele argumentou que, para enfrentar os desafios do clima e os problemas sociais contemporâneos, é fundamental desenvolver uma profunda “veneração urbana”, isso quer dizer, um respeito e amor pelo lugar onde se vive.

 

Santa Catarina é exemplo nacional de urbanismo sustentável

 

O conceito defendido por Carlos Moreno já é aplicado em empreendimentos de Santa Catarina, como a Cidade das Águas, em Joinville, que é uma parceria entre o Grupo CRH e a Hurbana, e se destaca por reunir habitação, cultura, educação e infraestrutura em um mesmo espaço, reduzindo a necessidade do uso de automóveis. “É uma grande honra e uma validação ver um dos maiores expoentes do urbanismo mundial, abordar o conceito de ‘Cidade de 15 Minutos’, que tanto nos inspira e guia”, afirma Danilo Conti, diretor geral da Cidade das Águas. “Nosso propósito é justamente materializar essa visão: construir um bairro onde as pessoas possam morar, trabalhar, estudar e se divertir a uma curta caminhada, promovendo a conexão humana e uma vida com mais qualidade”, completa.

 

Outro exemplo que coloca Santa Catarina no mapa do urbanismo sustentável é a Cidade Criativa Pedra Branca, em Palhoça, reconhecida internacionalmente pela aplicação do conceito de Novo Urbanismo. O  território conta com mais de 4 milhões de metros quadrados urbanizados, milhares de moradores e mais de 2.800 empresas. “Acreditamos que o futuro das cidades passa por projetos que priorizam a coletividade e o equilíbrio ambiental. A transformação urbana precisa atender às novas demandas da sociedade e oferecer soluções inovadoras para os desafios contemporâneos”, afirma Marcelo Gomes, CEO da Hurbana.

 

Iniciativas catarinenses em destaque em evento sobre desenvolvimento urbano

 

A agenda de Carlos Moreno também se estende ao Complan, principal Seminário sobre Comunidades Planejadas, Loteamentos e Desenvolvimento Urbano do Brasil que acontece em Atibaia, no interior de São Paulo, onde o professor fala sobre “A Revolução da proximidade: as lições da Cidade de 15 minutos” em palestra mediada por Marcelo Gomes, CEO da Hurbana. Além disso, Danilo Conti apresenta o case da Cidade das Águas, abordando o “Desenvolvimento de projetos de uso misto em vazios urbanos”.

 

Outro destaque é o workshop “Placemaking – Como criar espaços vivos e desejados”, com a participação de Patrícia Philippi, diretora executiva da Hurbana, e da arquiteta Juliana Dal Piva, parceira da Hurbana e da Cidade das Águas. A presença da equipe reforça o protagonismo do estado e das empresas locais na construção de novas referências de urbanismo sustentável e cidades mais próximas das pessoas.