São José: Novo bairro planejado do município inaugura dia 19/10 obra de arte futurista de 10 metros de diâmetro por 4,5 de altura

Um show aberto ao público vai marcar a instalação de uma das maiores obras de artes já instalada em um empreendimento no Brasil.

(Foto: Divulgação)

No dia 19 de outubro (sábado), a Paysage Corpal e o Grupo Greca vão realizar a inauguração de uma das maiores esculturas artísticas já vista em um projeto imobiliário no Brasil. A obra de arte, criada pelo renomado artista Eduardo Bragança, já pode ser avistada por quem passa próximo ao Terrá, novo bairro planejado de São José, devido às suas impressionantes dimensões: 10 metros de altura e 4,5 de largura. O Terrá compõe uma área de 50 hectares no entorno de Forquilhinhas, em São José, onde terá seu primeiro condomínio fechado de lotes lançado em breve, e a escultura fica na entrada principal.

Detalhes da Escultura

De aspecto futurista e de design contemporâneo, a obra Terrá Escultura é toda vazada em curvas arredondadas na cor cinza. A peça foi produzida em Curitiba/PR com alta tecnologia e é toda revestida em várias camadas de fibra de vidro e resina epóxi. A escultura foi dividida em seis partes, em função do peso médio de 2 toneladas, sendo transportada em três carretas até o local. A par das grandes cidades, esta obra de arte representa um marco na região de São José e Grande Florianópolis.

 

Processo de criação

Inspirada por formas orgânicas e fluidas, a escultura se caracteriza por uma complexa rede de vazios e volumes, que evocam uma sensação de movimento e continuidade. Originalmente concebida para integrar um paisagismo interno, como um terrário, a estrutura foi adaptada para criar um efeito dinâmico, limpo e fluido. De qualquer ângulo ou ponto de vista, ela oferece uma experiência visual única, transformando-se conforme o observador circula ao seu redor. A obra é, portanto, uma representação de múltiplas perspectivas e olhares, como se cada ponto de vista fosse uma nova janela para sua interpretação.

Equipe e Tempo de Execução

O projeto envolveu uma equipe dedicada de sete profissionais altamente qualificados, que trabalharam durante 60 dias para trazer esta grandiosa peça à vida. Cada membro da equipe desempenhou um papel crucial, desde a concepção e design até a fabricação e montagem da escultura. Os moldes iniciais foram impressos em impressora 3D.

 

Iluminação
Para valorizar ainda mais a obra, a escultura contará com um projeto de iluminação especialmente desenvolvido para destacar suas formas e materiais, proporcionando um efeito visual deslumbrante durante a noite e transformando-a em um ponto de referência e atração para visitantes e moradores. A escultura é uma obra bastante instagramável.

A concepção deste projeto envolveu não apenas a estética, mas também um profundo estudo técnico. Foi um desafio enorme, pois a escala dela obrigou a técnicas de construção industrial e estrutural, criadas em parceria com uma empresa que desenvolveu toda a usinagem dos diferentes blocos que a compuseram, montada e depois desmembrada para transporte em quatro partes e montada no local.

"A escultura representa a conexão entre o habitar e a natureza unindo o espaço privado e o entorno comunitário. Ela veio para suprimir a necessidade de portarias tradicionais, convidando os moradores e visitantes a experimentarem uma nova forma de entrada e acolhimento, em um bairro, marcado pela imponência e pela beleza artística. Este ícone teve por objetivo não só embelezar, mas também definir e distinguir o principal acesso. Nesse sentido, pensar numa obra que criasse esse mesmo efeito foi crucial para esse marco", ressalta o artista Eduardo Bragança.

 

Inovação e Impacto

A Paysage Corpal e o Grupo Greca se orgulham em ser pioneiros nesta iniciativa, reforçando seu compromisso com a inovação e o desenvolvimento de espaços urbanos que não apenas atendem às necessidades dos moradores, mas também enriquecem culturalmente a comunidade.

 

"A escultura simboliza a fusão perfeita entre arte, inovação e urbanismo, elevando os padrões do empreendimento Terrá. Ela promete ser um novo ponto de encontro e turístico, e irá contribuir para valorização do empreendimento e da região de São José", afirma Gustavo Barreto, CEO da Paysage Corpal.

 

A inauguração da escultura está agendada para o sábado, dia 19 de outubro, com grande programação aberta ao público, a partir das 16 horas, com show luminoso na escultura agendado para às 19 horas. Todos os detalhes abaixo:

 

Serviço

O que: Show Luminoso na inauguração da Terrá Escultura

Data: 19 de outubro (sábado)

Horário: A partir das 16 horas e show luminoso previsto para às 19 horas

Local: Terrá Urbanicidade Viva – Rua Kiliano Hames, 1049, São José

Programação: Jogos, food trucks, Beach Tennis, DJ e Show Luminoso às 19h

Entrada: Gratuita e aberta ao público

 

 

Sobre o Artista Eduardo Bragança

 

Eduardo Bragança, nascido no Porto em 1974, é um artista plástico de renome. Formado em Design de Moda e Design de Calçado, Bragança trabalhou por mais de seis anos neste setor, atuando em mercados internacionais. Posteriormente, ele se direcionou para outros campos do design, estabelecendo-se como consultor de design publicitário e web.

 

O universo da pintura entrou em sua vida em 2003, num contexto de comunicação alternativa e de interação com seus ideais estéticos. Em 2005, após a apresentação de sua primeira exposição, Bragança foi convidado a integrar o arquivo do Registo Nacional de Artistas Plásticos Portugueses, em vídeo, na Cinemateca Portuguesa.

 

Em julho de 2006, a revista grega Freemag destacou seu trabalho em três páginas, chamando-o de "Uma nova revelação da pintura contemporânea". Desde então, suas obras passaram a integrar coleções privadas internacionalmente. Carregadas de simbolismo iconográfico, cor e referências literárias, suas criações apelam a uma leitura atenta e possuem um profundo valor sentimental. https://www.eduardobraganca.com e https://www.instagram.com/eduardobraganca

 

 

Sobre a Paysage Corpal

 

Com sede em Curitiba/PR, a Paysage Corpal é uma incorporadora que atua no desenvolvimento urbano nos três estados do Sul do Brasil: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

 

A incorporadora representa a união de duas grandes urbanizadoras do Brasil, a Paysage Empreendimentos e a Corpal Incorporadora, que somam mais de 45 anos de expertise no mercado imobiliário de desenvolvimento urbano nos estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e interior de São Paulo. Juntas, as três empresas formam o Grupo Paysage Corpal.

 

Os números do Grupo são bastante expressivos. O landing bank das empresas para os próximos 5 anos é superior a R$10,7 bilhões e todo o investimento é 100% de recursos próprios, o que também proporciona financiamento direto aos clientes. As três empresas empregam de forma direta mais de 265 colaboradores e mais de 475 colaboradores indiretos.

 

Em seu portfólio, o Grupo  Paysage Corpal tem registrado a construção e entrega de mais de 110 empreendimentos, o que representa mais de 26.600 unidades e metragem de quase 150 milhões de m2. Em 2024, o Grupo tem 22 obras em andamento (sendo seis da Paysage Corpal). Desse total, 10 empreendimentos serão entregues até o final do ano e três levam a assinatura da Paysage Corpal. Conheça mais sobre a incorporadora em https://www.paysagecorpal.com.br


WhatsApp