Quatro dos 22 vereadores do Projeto Parlamento Mirim 2024 de Governador Celso Ramos participaram, entre os dias 31 de outubro e 1º de novembro, em Brasília, da 19ª edição do Câmara Mirim, programa educativo promovido pelo portal Plenarinho Mirim da Câmara dos Deputados. O evento reuniu mais de 200 participantes que puderam apresentar, debater e votar três projetos de lei selecionados entre 668 ideias enviadas pelos estudantes. Na ocasião, os estudantes de Governador Celso Ramos tiveram a oportunidade de pautar o Projeto “Bandeira Verde” diante dos demais participantes, projeto que recebeu o reconhecimento de um senador catarinense.
O “Bandeira Verde” prevê que as instituições que atenderem a requisitos específicos, como a instalação de cisternas para captação de água da chuva, a criação de jardins e hortas, um sistema de coleta seletiva, a instalação de placas solares e a realização de palestras educativas sobre o meio ambiente, recebam a certificação da “Bandeira Verde” — um tipo de selo de qualidade que atesta que a instituição é amiga da causa ambiental. A ideia é reconhecer e incentivar escolas a adotarem práticas de sustentabilidade, tendo como premissa a promoção da educação ambiental e o incentivo à conscientização ecológica entre os estudantes e a comunidade escolar como um todo.
O senador Esperidião Amin elogiou o projeto apresentado pelos parlamentares mirins de Governador Celso Ramos. Em sua avaliação, o senador destacou que, assim como a “Bandeira Azul” é um reconhecimento internacional de excelência para praias, a “Bandeira Verde” deve ser vista como um selo de qualidade que atesta o comprometimento das instituições com a sustentabilidade e a educação ambiental. Ele acredita que essa iniciativa pode inspirar outras escolas a adotarem práticas semelhantes, contribuindo para a formação de uma geração mais consciente e responsável em relação ao meio ambiente.
Sobre a experiência de estar na capital federal, a professora e coordenadora do Parlamento Mirim de Governador Celso Ramos, Márcia Rodrigues de Azevedo, relatou que foi a primeira vez que pequenos vereadores gancheiros participaram do Câmara Mirim, em Brasília.
“É uma experiência inesquecível e uma rara oportunidade de exercer a cidadania com o poder de aprovar projetos nacionais que poderão beneficiar a educação, a inclusão e pessoas em vulnerabilidade social. Foram recepcionados pelo senador Esperidião Amin com todas as honras e glórias que nossos estudantes merecem. A Câmara de Vereadores e a Secretaria de Educação de Governador Celso Ramos não mediram esforços para que, neste ano, o projeto participasse desse encontro, com a perspectiva de aumentar a comitiva em 2025. Fico muito feliz com a atitude política desses gestores”, relata.
Para a professora, a participação ajudou a promover o interesse e a participação dos estudantes na atividade legislativa como forma de fortalecer a democracia, despertando o interesse pela política e pela cidadania, além de incentivar os estudantes a refletirem sobre o impacto que a legislação pode ter no dia a dia das pessoas. Em Brasília, os estudantes de Governador Celso Ramos tiveram a chance de vivenciar de perto o funcionamento da atividade legislativa, interagindo com outros jovens parlamentares e compreendendo os processos de debate e votação de projetos de lei.