Retomado em 2023, com um formato ampliado e cuidadosamente estruturado, os Jogos Escolares de Palhoça (JEP) se consolidaram no calendário anual dos eventos escolares no município. A edição de 2024, encerrada em novembro, trouxe mudanças importantes e o sucesso foi tão grande que a Fundação Municipal de Esporte e Cultura (FMEC) e a Secretaria de Educação, organizadores do evento, já estão projetando mais novidades para 2025.
Ao todo, a competição mobilizou, neste ano, 38 escolas e 3.278 estudantes inscritos nas categorias sub-13 e sub-16. “Não temos dúvida de que os Jogos Escolares de Palhoça vieram pra ficar. A cada edição, o evento vai se consolidando. Tivemos novidades em 2024 e já estamos preparando novos cenários para o ano que vem”, projeta o presidente da FMEC, Jeferson Ramos Batista.
Uma das novidades desta edição foi a divisão da competição em duas etapas: uma etapa realizada em junho, focada na categoria sub-16; e outra iniciada em outubro e finalizada em novembro, focada nos atletas sub-13.
A competição encerrou no dia 10 de novembro, com as modalidades de taekwondo e caratê, que reuniram tanto atletas sub-13 quanto atletas sub-16. Outras modalidades também foram realizadas com as duas categorias competindo simultaneamente: ginástica artística, ginástica rítmica, patinação e a inédita tiro com arco.
Estreante nos JEP de 2024, o tiro com arco é uma das modalidades que têm apresentado crescimento notável dentro do programa Palhoça Esportiva – inclusive com atletas competindo em nível internacional e integrando a Seleção Brasileira – e por isso foi incorporada, também, ao programa dos Jogos Escolares.
Outra novidade foi o retorno do futebol de campo, estruturado nos moldes do Campeonato Palhocense Escolar de Futebol, o antigo Moleque Bom de Bola – inclusive, o certame credenciou os campeões (no masculino e no feminino) à participação no Campeonato Catarinense Escolar de Futebol (CCEF), que continua fazendo parte do calendário chancelado pela Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte).
Por falar em futebol, as modalidades coletivas, como vôlei, basquete e handebol, seguem liderando o número de inscritos, com destaque para o futsal masculino, que contou com o maior número de escolas inscritas.
“É importante ressaltar que nós investimos na capacitação da equipe da fundação, realizando um trabalho muito bem alinhado. A fundação, aliás, proporciona tudo, da arbitragem à premiação. O modelo já está consolidado, as escolas já assimilaram a rotina, e nós percebemos, com isso, que as competições estão funcionando cada vez melhor”, celebra Jeferson.
FMEC e Secretaria de Educação já definiram o calendário dos JEP em 2025, novamente com a disputa do sub-16 em junho e do sub-13 em outubro.
“No ano que vem, a novidade para os eventos escolares é realizar um festival municipal de dança, reunindo todas as nossas escolas”, revela o secretário de Educação, Gean Medeiros.