Entre os dias 13 e 14 de junho a cidade de Treze Tílias, localizada na meio oeste do estado de Santa Catarina, sediou o Seminário Estadual de Habitação, Direito à Cidade e Regularização Fundiária promovido pela FECAM.
Entre os principais objetivos do evento estavam o debate da política habitacional em nível estadual, a aproximação do programa "Minha Casa Minha Vida" com os programas estaduais e a troca de experiências no processo de execução de regularização fundiária entre os municípios catarinenses.
A Prefeitura de Palhoça esteve presente no evento com uma equipe multidisciplinar que contou com profissionais da Secretaria Municipal de Habitação e Regularização Fundiária e da Diretoria de Comunicação.
De acordo com Domingos Wilmar Bruno, secretário executivo da Secretaria de Habitação, "o evento foi importante porque ajudou a ampliar o protagonismo da habitação e da regularização fundiária no que tange as políticas públicas. O assunto é muito importante e é necessário encontrar formas de atender as demandas da população, principalmente levando-se em conta as realidades distintas dos municípios catarinenses".
O secretário de Habitação, Antônio Vidal Pagani, fez um balanço do evento destacando que "é muito importante ressaltar que programas como o Lar Legal e o REURB estão entre as principais ferramentas para promover a eficácia das políticas de habitação. E, nesse sentido, o município de Palhoça se destaca como uma importante referência em Santa Catarina. É importante destacar que é de fundamental importância que o governo do estado defina uma política séria e comprometida nessa área para auxiliar todos os municípios a desenvolverem os trabalhos da melhor forma possível".
"A questão da habitação e da regularização fundiária é um assunto que envolve diversas esferas da administração púbica. Por isso, é com muita felicidade que aqui em Palhoça podemos contar com muitos profissionais que trabalham de forma árdua para possibilitar às famílias que residem em nosso município mais segurança jurídica e uma melhor qualidade de vida. Quem precisar de ajuda para regularizar a situação do seu imóvel pode procurar a Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária que receberá um pronto atendimento", reforça o prefeito Eduardo Freccia.
O seminário abordou diversos assuntos e abriu espaço para que os municípios apresentassem projetos de sucesso na área. "A troca de informações com os gestores municipais de diversas regiões de Santa Catarina foi muito importante. Além de agregar novos conhecimentos, também nos colocamos à disposição para fornecer informações que possam ajudar no desenvolvimento de programas na área de habitação em outras cidades. É muito gratificante perceber que, em nível estadual, Palhoça se destaca também neste aspecto" finaliza Domingos Wilmar Bruno.