Estado: Vagas para o Colégio Militar em Chapecó estão abertas; saiba como participar

Unidade escolar funcionará na EEB Professora Zitta Flach, no bairro Passo dos Fortes; Colégio Militar de Chapecó é a sétima unidade do estado.

Colégio Militar funcionará Escola Zitta Flach, em Chapecó. (Foto: ROBERTO BORTOLANZA/NDTV)

As inscrições do processo seletivo para ingressar no Colégio Policial Militar Feliciano Nunes Pires, em Chapecó, Oeste de Santa Catarina, estão abertas e continuam até o dia 25 deste mês. Unidade escolar funcionará na EEB Professora Zitta Flach, no bairro Passo dos Fortes.

 

Além de Chapecó, as unidades de Florianópolis, Lages, Blumenau, Joinville, Laguna e Jaraguá do Sul também estão com as matrículas abertas para o ano letivo 2025.

Ao todo, serão 420 vagas para o 6° ano, 69 vagas para o 7º ano, 16 vagas para o 8º ano, 48 vagas para o 9º ano, todos do Ensino Fundamental e 46 vagas para a 1ª série do Ensino Médio em todo o Estado catarinense.

Conforme a Polícia Militar as vagas serão destinadas com o percentual de 50% para dependentes de Militares Estaduais do Estado e 50% para o público em geral.

As inscrições são realizadas exclusivamente pela internet (clique aqui). O sorteio para a definição das vagas será realizado por meio de uma transmissão ao vivo no dia 14 de novembro deste ano.

Os pais ou responsáveis legais pelos candidatos sorteados e classificados deverão comparecer no colégio militar entre os dias 3 e 4 de dezembro das 10h às 18h30.

A divulgação da relação dos matriculados será publicada no dia 4 de dezembro de 2024, no site: www.pm.sc.gov.br/concurso.

Colégio Militar em Chapecó

Chapecó contará com o Colégio Militar Feliciano Nunes Pires a partir de 2025. Essa será a sétima unidade escolar com gestão militar em Santa Catarina e a primeira no Oeste do Estado, que funcionará na EEB Professora Zitta Flach, no bairro Passo dos Fortes.

A coordenadora regional de educação, Jaqueline Weiler Block, explica que o colégio militar é um pedido antigo da sociedade de Chapecó. Ela destaca que os alunos que já estão inseridos na escola terminarão normalmente os estudos no local pela parte da manhã e da noite.

Não serão abertas novas matrículas para a unidade de ensino na modalidade atual. As novas inscrições serão apenas para quem deseja estudar no colégio militar de Chapecó.

 

Sobre o colégio militar

O Colégio Policial Militar Feliciano Nunes Pires foi criado em 15 de março de 1984, por iniciativa do então comandante-geral da PMSC, coronel Sidney Carlos Pacheco.

Naquela época, ingressavam apenas alunos do sexo masculino que estudavam em período integral e tinham expectativa de seguir a carreira militar.

Em 1991, foram abertas inscrições também para alunas, formando a partir de então, um corpo de alunos misto. Já em 1998, o Colégio Policial Militar passou a se chamar Colégio Policial Militar ‘Feliciano Nunes Pires’, por meio do decreto nº 2.000 de 28 de julho, em homenagem ao presidente da Província de Santa Catarina, que, em 1835, fundou a PMSC.

Atualmente o Colégio Policial Militar Feliciano Nunes Pires está instalado nas cidades de Florianópolis, Lages, Blumenau, Joinville, Laguna e Jaraguá do Sul. Chapecó será o sétimo município de Santa Catarina a contar com a unidade, conforme a PM.


WhatsApp