A entrevistada da semana do Em Foco Podcast é Adeliana Dal Pont. Graduada em Engenharia Sanitária e Ambiental pela UFSC e mestre em Gestão de Políticas Públicas pela Univali, desde o início da sua vida profissional, Adeliana já atuou em diversos carros públicos, em diversas cidades do Estado. Sua carreira política começou como vereadora em São José, onde exerceu o cargo por dois mandatos, de 2001 a 2004, e de 2005 a 2008. Além disso, foi prefeita da cidade de 2013 a 2020, sendo a primeira mulher eleita para ocupar a cadeira.
Natural do município de Timbé do Sul, ela passou parte da infância em Araranguá. Como incentivo dos pais, principalmente da mãe, que era professora do Estado, Adeliana sempre foi um aluno aplicada, com boas notas. Por isso, conseguiu bolsas de estudos até se formar, na Ufsc, em Florianópolis.
Após a formatura, voltou para Araranguá, para trabalhar na prefeitura como engenheira. Anos depois, como o movimento da reforma sanitária, foi criado no município a secretaria de saúde, e a jovem engenheira acabou por ser nomeada secretária da pasta. Em dois anos, foram implantadas cinco unidades de saúde.
Quando acabou o mandato do prefeito de Araranguá, ela foi convidada para ser assessora do secretário de Estado, foi quando retornou para Florianópolis.
“Cada vez que tinha um problema na área da saúde, eles me mandavam para resolver. Ai, acabei voltando para Criciúma para ser a coordenadora Regional de Saúde. E como era muito jovem, não via problemas em arrumar as malas e me mudar. Depois disso, fui ser coordenadora da Regional de Saúde de Blumenau também a convite do secretário de Estado. E em 1994, o prefeito de São José foi cassado. O vice-prefeito, o Gervásio Silva, assumiu e começou uma revolução na cidade, mas a saúde continuava zero. Foi quando o secretário de Estado disse que precisava de alguém na saúde, porque toda a população precisava ir a Florianópolis para receber atendimento. Aí, o secretário disse que tinha uma moça lá em Blumenau que daria conta. Eu não conhecia São José e o convite foi para eu ficar dois anos, que era o mandato dele”, conta, explicando como chegou até São José.
Quando já estava de malas prontas para voltar a Blumenau, Adeliana recebeu um convite do prefeito eleito para que permanecesse no cargo, onde ficou até 2003.
Em 2000, ela concorreu ao cargo de vereadora, também a convite do prefeito da época, pela primeira vez, levantando a bandeira da saúde. Resultado, foi uma das candidatas mais bem votadas daquela eleição.
“Eu escutei muito mas muito das pessoas. A senhora sabe o que que a senhora fez por mim? Eu falava não e até pensava, nossa o que que eu fiz, né? E elas diziam, a senhora salvou a minha vida, o serviço salvou, e as pessoas foram gratas a isso. E era uma novidade na cidade ter uma unidade de saúde, com o médico 8 horas por dia, com remédio, com exame, ao lado de casa”, orgulha-se.
Após os quatro primeiros anos como vereadora, Adeliana foi reeleita para o mandato de 2004 a 2008. Após encerrar seu período como vereadora, resolveu candidatar-se a prefeita. No primeiro pleito, não conseguiu eleger-se. Na sua segunda tentativa, como candidata do PSD, acabou vencendo o prefeito em exercício na época, Djalma Berger.
Este ano, Adeliana deixou o PSD e filiou-se ao PL.
“No ano passado, antes da eleição, o governador Jorginho Mello já tinha me convidado para ir ao PL, mas eu disse a ele que não era um bom momento que eu queria fazer o meu caminho até o final. Passada a eleição, ele me convidou mais algumas vezes, até que aceitei o convite”, revela.
O convite de Jorginho Mello para a mudança de partido já veio com o apoio para que Adeliana fosse pré-candidata à prefeitura de São José novamente.
“Eu gosto muito de São José, eu sou apaixonada por São José e vou contribuir com o que puder, mas com bastante alegria, com bastante tranquilidade e a população já conhece meu trabalho. Quando a gente vai com time novo também, o trabalho é mais fortalecido, então vou com muita tranquilidade”, finaliza.