TRAUMAS, DEPRESSÕES E DOENÇAS
Matéria do Grupo ND, exibida essa semana, me chamou muito à atenção. Não são poucos os casos de servidores da nossa segurança púbica doentes, estressados, enfermos pela função, com traumas, depressões e pedidos de ajuda. Pressão constante e exposição a situações extremas no período de trabalho, estão aumentando os casos de depressão e suicídio entre os profissionais de segurança pública. São policiais, bombeiros e agentes penitenciários e da saúde (médicos, enfermeiros e técnicos) que muitas vezes estão expostos a condições de trabalho particularmente estressantes, que podem gerar sofrimento mental e, em casos extremos, levá-los ao suicídio. Não são poucos os casos. Estão recebendo tratamento? O quadro é complicado e inexplicável de casos gerados todos os dias na segurança pública.
SOFRIMENTO, DÍVIDAS, PRESSÃO DO TRABALHO
Dando sequência a esse assunto, encontramos situações diversas e em todos os setores da saúde, da educação e da segurança pública. Com o tempo, sem uma intervenção adequada, a sensação de esgotamento emocional e de impotência pode levar ao suicídio, violência e confrontos. Essa situação é um problema grave entre essas categorias profissionais, pois muitas vezes o acesso a meios letais, como armas, por exemplo, no caso de policiais, facilita a concretização de pensamentos suicidas e já tivemos mortes registradas dentro de batalhões. Já os profissionais da saúde, enfrentam situações de morte frequente e o sofrimento dos pacientes, o que pode gerar desgaste emocional profundo. Ajuda do estado, eles precisam!
CELULAR NAS ESCOLAS
Pesquisa realizada pelo Datafolha, feita em todo país, revelou que cerca de 62% da população apoia o banimento do celular nas escolas, mas entre os pais que tem seus filhos com idades entre 12 ou até 18 anos, a proibição é maior, cerca de 65%. Ainda dentro dessa pesquisa, cerca de 78% das pessoas ouvidas (pais) alegam que o celular traz prejuízos sim dentro das unidades escolares e no aprendizado dos alunos. Governo federal já tem projeto de acabar com celular nas escolas, dentro de um pacote de medidas que serão anunciados esse ano.
PAUL MacCartney EM FLORIPA
Paul McCartney chega a Florianópolis, pela segunda vez, em mais um show internacional, neste sábado (19) da turnê Got Back, que acontece no Estádio da Ressacada, no Sul da Capital, a partir das 21h. A produção do show deixou bem claro algumas regras e proibições, entre elas: Máquinas fotográficas profissionais (lente intercambiável), gravadores, filmadoras, GoPro ou similares, tablets, bastão para tirar foto e gimbals estão proibidas. Não são exigências pessoais do artista, mas da produção internacional do evento em Floripa.
MARYANNE MATTOS A VICE TOP
Pois é, o prefeito que alguns chamam de Tik Tok, mas que tem dado desenvolvimento para Florianópolis, terá uma super parceira em 025 na administração da capital com a sua vice-prefeito Maryanne Mattos. A servidora pública (Guarda Municipal) e atual vereadora, vai trabalhar em conjunto com o atual prefeito, escolhido em primeiro turno. Maryanne, é casada, mãe de uma adolescente (Sofia) é formada em Licenciatura Plena Educação Artística – com Habilitação em Desenho – pela UDESC e pós-graduada em Rádio, TV e Cinema. Foi Comandante da GM de Florianópolis e foi escolhida pela PL de Jorginho Mello, para ser a vice de Topázio Neto na nova administração da capital em 2025. Todo sucesso, é o que a coluna deseja para essa mulher guerreira, manezinha e que ama muito a cidade onde nasceu.