Coluna Dino Montez: Conjunto habitacional da Casan

                                 CONJUNTO HABITACIONAL DA CASAN

 A Casan, empresa do governo do estado, única responsável, não é a primeira vez, finalmente vai dar um destino ao reservatório do Bairro Monte Cristo que trouxe prejuízos incalculáveis aos moradores e também aos cofres da instituição. No local, segundo planejamento da empresa, será feito um conjunto habitacional, depois da área finalmente estiver legalizada em doação. Aquele espaço, uma área total de 2,5 mil m², que a Casan já tramita internamente para ceder a SAS (Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família) terá uma edificação de casas de um programa habitacional. Mesmo com projeto já definido, e a situação de quem perdeu com o rompimento?

                                ATRIBUIÇÕES DOS VEREADORES

A coluna vem falando desde 2012 sobre realmente o que um vereador faz e deve fazer ao ser eleito. Porque estou escrevendo sobre esse assunto: por causa da propaganda na televisão e no rádio de muitos candidatos que dizem que vão fazer isso ou aquilo. Não podem. Vejam: Além de participar de votações, os vereadores também têm o poder e o dever de fiscalizar a administração, cuidando da aplicação dos recursos e observando o orçamento. É dever deles acompanhar o Poder Executivo, principalmente em relação ao cumprimento das leis e da boa aplicação e gestão do dinheiro público. Essa é atribuição daquele que você vai eleger no próximo dia 6 de outubro. Usar a televisão e o rádio para falar que vão fazer, pelo amor de Deus. Chega de querer enganar o eleitor, né?

                             PRESENÇA MACIÇA NAS ELEIÇÕES DESTE ANO

Segundo o que a coluna apurou junto ao Tribunal Regional Eleitoral, o nosso estado tem 5.640.659 pessoas aptas a participar das Eleições Municipais de 2024. Os números foram divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) após o fim do processamento de dados do Cadastro Nacional de Eleitores. Para se ter uma ideia, o eleitorado catarinense cresceu 2,75% em relação às eleições de 2022 e 8,35% em relação à última eleição em 2020. Apesar do apelo da justiça eleitoral para que todos possam votar no dia 6, ainda há dúvidas de muitos eleitores que deixarão de ir ao pleito. Isso é democracia. Ou não?

                                    MAIORIA DOS JOVENS ESTÃO APTOS PARA VOTAR

Em Santa Catarina, segundo dados do TER-SC, cerca de 40.976 eleitores com 16 e 17 anos estão aptos a votar nas eleições de outubro. Nessa idade, o voto não é obrigatório, então esses jovens escolheram fazer o título eleitoral para poderem participar do primeiro pleito, depois que a justiça eleitoral fez propaganda na TV e no Rádio incentivando os jovens em participar do pleito pela primeira vez. Muitos procuraram fazer o título presencialmente ou pelo aplicativo E-Título, disponibilizado pela plataforma do Tribunal Regional Eleitoral. Tomara, é o que o a coluna espera, ver muitos jovens participando do pleito, se politizando e dando um gás maior nessas eleições municipais. Falando em jovens; poucos candidatos neste ano, né?

                                                 MARYANNE MATTOS

Funcionária concursada pela Prefeitura de Florianópolis, manezinha da ilha, mãe de uma adolescente de 17 anos e tem um amor gigante pela capital catarinense. A Guarda Municipal, Maryanne Mattos, é destaque na coluna desta semana pela mulher guerreira que é, pela conquista das mulheres na área de segurança pública e o merecido espaço que conquistou. São poucas mulheres agentes de segurança pública, sabemos disso, mas Maryanne sempre ajudou em defesa dessa luta e o espaço que merecidamente a mulher tem conquistado.


WhatsApp