Biguaçu: Em Foco Podcast entrevista o Secretário de Desenvolvimento Econômico de Biguaçu

Aos 25 anos, André Leal já está há três anos no cargo.

Décio Alves entrevista André Leal. (Foto: Divulgação)

O convidado desta semana do Em Foco Podcast é o Secretário de Desenvolvimento Econômico de Biguaçu, André Leal.

Aos 25 anos, André já está há três à frente da pasta e pretende fechar o ciclo de quatro anos no cargo. Durante a entrevista, ao abordar o tema tecnologia, o secretário informou em primeira mão que Biguaçu irá receber ainda nesse mês de agosto um laboratório de tecnologia com a impressora 3D, máquina de corte a laser, vários computadores e notebooks de última geração. Tudo resultado de uma Emenda parlamentar do Deputado Rodrigo Coelho.

“Já compramos o material, ele está chegando e a gente vai montar o laboratório de tecnologia denominado espaço 4.0 e, até o final do ano, nós vamos formar 144 jovens na área tecnológica”, esclareceu.

Sobbre sua vida pessoal, André conta que ele iniciou em 2012, quando foi candidato a vereador Mirim, ainda no ensino fundamental. Depois, foumou-se no ensino médio e entrou de vez na vida política através da Câmara Mirim de Biguaçu, uma das primeiras do Estado.

Ainda um estudante, no próximo ano, André se formará no curso de Direito.

Em 2020, recebeu diversos convites para ser candidato a vereador e acabou aceitando o desafio é com os amigos família. Neste ano, seu partido, o Podemos, elegeu três vereadores e ele ficou com a segunda suplência. Então, veio o convite do vice-prefeito Alexandre para assumir a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, na qual está até hoje,

Em seu primeiro dia de trabalho confessa que já sentiu os desafios que estavam pro vir. Foi colhendo informações sobre o município para saber por onde começar. Queria saber o número de empresas existiam e em quais setores, qual que era a área que mais empregava pessoas entre outras coisas. André assumiu a pasta em um ano de pandemia, quando estava em vigor a lei de congelamento de gastos e eles precisavam trabalhar com o orçamento do ano anterior. Em 2022, começou a atuar em duas frente, primeiro com os empresários e, segundo, com as pessoas com os empresários pode contar para melhorar o ambiente de negócio.

“Nossa intenção era deixar de lado aquelas travas burocráticas e transformar o poder público em um parceiro”, explica.

No último ano, inclusive, foi publicado um decreto que dispensa de alvará de funcionamento mais de 600 atividades no município de Biguaçu, também está sendo realizada uma revisão do plano diretor do código de obras, cuja intenção é melhorar o ambiente de negócio para atrair investimento para a região, além de programas de qualificação de mão de obra, problema que, segundo o secretário, atinge todo o Estado.

Pelo programa Qualifica Biguaçu já passaram mais de 300 pessoas e, destas, mais de 150 pessoas conseguiram um emprego pela plataforma.

Voltando ao assunto da tecnologia, André reforça que o espaço 4.0 que será construído no município veio de uma Emenda do deputado Rodrigo Coelho, que já repassou a Biguaçu R$ 200 mil para aquisição de equipamentos. O restante da verba será investida na contratação de cursos. Em setembro serão lançadas das aulas e, até o final do ano,  serão formadas 144 profissionais formados. O laboratório será na Univali do Jardim Carandaí, que já abraça alguns cursos de qualificação realizados pela prefeitura.  

“Quem quer se qualificar tem a oportunidade. Eu já coloquei essa sementinha  no pessoal da Fiesc, já coloquei Biguaçu no radar, mas não depende só do município, depende de um planejamento”, afirma.

Outra notícia dada em primeira mão no programa foi a Lei do Juro Zero em Biguaçu. Na próxima semana será assinado o contrato com as instituições e a partir do mês que vem é o empreendedor de Biguaçu poderá pegar o crédito e o juros da operação o município de Biguaçu, vai pagar, dando acesso ao crédito facilitado para os pequenos empresários do município.

Para finalizar, questionado sobre uma possível candidatura a vereador nas próximas eleições, ele explica que, desde o último pleito, vem estruturando um grupo de trabalho com este objetivo, para o qual está otimista.

Confira a entrevista completa no link 

 


WhatsApp