Mostrar mais resultados...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mostrar mais resultados...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Coluna do Dino Montez (12/02/2026)

Notícias políticas e variedades de Santa Catarina

Colunista

Florianópolis

Logo Jornais em Foco

Jornais em Foco

Foto: Joel Costa Junior, atual presidente da Liga das Escolas de Samba de Florianópolis

CARNAVAL 2026 MOVIMENTA A ECONOMIA DE SC

Pois é, o carnaval 2026 já começou em todo nosso estado, movimentando o comércio, a indústria da confecção, o segmento alimentício e a rede hoteleira. Dados levantados pela Confederação Nacional do Comércio (CNC) prevê uma movimentação de R$511 milhões na economia de Santa Catarina no Carnaval de 2026. Esse faturamento representa um aumento de 2,8% em relação a 2025, que teve um total de R$500 milhões. O levantamento de dados aponta um crescimento no número de contratações temporárias em Santa Catarina durante o Carnaval de 2026, com abertura de 3.235 postos temporários, representando um aumento de mais de 15% em comparação ao ano passado. Carnaval, sem dúvida, é um bom negócio na capital e em todas cidades catarinenses que tem festa em clubes, nas ruas e avenidas.

EM ANO ELEITORAL COM LULA NA AVENIDA

Temos eleições esse ano para presidente, deputados estaduais e federais e polêmica pela frente no Rio de Janeiro. Uma escola de samba de Niterói, ajudada com recursos estaduais e por fazer parte do primeiro time das grandes no Rio, recebeu recursos do governo do estado e até ajuda federal, simplesmente por homenagear o atual presidente Lula, contando sua história de vida. Até aí, atitude normal em homenagear personalidades como sempre ocorre totós os anos. Só que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE),através da ministra Estela Aranha, relatora da ação apresentada pelo Partido Novo tenta barrar o desfile da Acadêmicos de Niterói em homenagem ao presidente Lula na Marquês de Sapucaí. O partido sustenta que o enredo configura propaganda eleitoral antecipada e pede que a TSE impeça a apresentação. Tem toda razão. A escola não pensou nisso antes?

MONITORAMENTO FACIAL NA FOLIA E SEGURANÇA

Várias pessoas que devem ou tem problema na justiça, como mandados de prisão ou algum problema judicial, já caíram nas mãos da polícia na última semana e início de carnaval em todo país e aqui em Santa Catarina. Tudo isso, bom sinal por exemplo, em virtude do novo sistema de monitoramento facial. Segundo o que a coluna apurou, todas as nove arenas vão contar com videomonitoramento com câmeras de reconhecimento facial, que vão facilitar a identificação e busca por suspeitos de quaisquer ilegalidades e imagens espelhadas na Central de Monitoramento da GMF, na Base de Coqueiros, que abriga o sistema integrado que permite o monitoramento da cidade em tempo real. Além de 70 guardas municipais espalhados em vários pontos da cidade, 50 agentes temporários de segurança também vão atuar na folia.

JOEL COSTA JUNIOR

O sempre boa praça, manezinho da ilha, apaixonado pelo carnaval, Joel Costa Junior, atual presidente da Liga das Escolas de Samba de Florianópolis, promete realizar sob sua gestão, um dos maiores e melhores carnavais que a cidade vai presenciar nos últimos anos na capital. Desfile das escolas na sexta e sábado, estrutura montada com muita antecedência, camarotes e suporte necessário no melhor carnaval do sul do país. Um planejamento muito antecipado, crescimento de público, investimentos nas escolas de samba e administração por um bom período da Passarela do Samba, são vitórias conquistadas em seu último ano de gestão na Liga. Para fechar sua gestão, a Liga vai realizar o reconhecimento dos destaques da festa com o Prêmio Carlos Magno, conhecido como o “Oscar do Carnaval”. Joel informou que independente do resultado oficial dos desfiles, o prêmio busca valorizar quesitos, homenagens e personagens do samba a partir do olhar da Liga. Valeu, Joel!