Eua: eleições indiretas e sistema do “leva tudo”
O resultado das eleições nos EUA pode demorar dias para ser divulgado. Isto porque, diferente do que acontece no Brasil, as eleições não são diretas. A apuração é, na prática, o conjunto do resultado das eleições estaduais.
Outro fator que dá ainda mais morosidade ao resultado é o fato de que a votação pode ocorrer no dia da eleição ou, a depender do estado, antecipadamente nas zonas eleitorais ou ainda por correio. Vence no colégio eleitoral aquele que primeiro fizer 270 votos. Isto porque o colégio eleitoral dos EUA é formado por 538 delegados. O número de delegados por estado é proporcional ao tamanho da população, o que define também seus representantes no Legislativo.
Em quase todos os estados norte-americanos, utiliza-se um sistema chamado “the winner takes all”, no qual “o vencedor leva tudo”. Ou seja, existe a possibilidade de que seja eleito o candidato menos votado, caso tenha vencido a disputa nos estados mais populosos – portanto, com maior número de delegados. Por isso, o alvo preferencial das campanhas eleitorais, com grandes chances de definir o resultado final do pleito, são os estados com os maiores colégios eleitorais e os estados conhecidos como pêndulos, por não terem uma preferência definida por republicanos ou democratas, como Arizona, Carolina do Norte, Geórgia, Michigan, Nevada, Pensilvânia e Wisconsin.
O fato é que, numa disputa acirrada como a deste ano, entre Kamala Harris e Donald Trump, o resultado definitivo pode levar um bom tempo para ser conhecido. E é depois deles que os demais países irão definir como levar suas economias em relação a maior potência mundial, os EUA.
A volta de Beto Martins
Batido o martelo, Beto Martins voltará à Secretaria de Portos e Aeroportos em janeiro, após negociação com o governador Jorginho Mello (PL). A Secretaria estava no pacote de acordo com o MDB, contudo, não vingou e, até a retomada de Beto, quem está à frente é o adjunto, Ivan Amaral.
Até o momento, o MDB está com a Secretaria de Agricultura, de Segurança Pública para definição. O deputado emedebista, Jerry Comper, segue à frente da Infraestrutura e, pelo que tudo indica, com mais autonomia que antes.
PPP da iluminação pública
A Quantum Engenharia, de São José, venceu a concorrência pública de Parceria Público-Privada (PPP), na modalidade concessão administrativa, para fornecimento de serviços de eficientização, operação e manutenção da iluminação pública (IP), e implantação, operação e manutenção da infraestrutura de telecomunicações e de usinas fotovoltaicas no município de Garopaba-SC. O prazo de vigência da concessão é de 25 anos, com início ainda em 2024. A empresa será responsável por operacionalizar e manter as melhorias, sendo que o foco inicial será substituir as antigas lâmpadas de vapor de sódio por modernas lâmpadas de LED nos 7.040 pontos existentes atualmente. A mudança economizará energia e contribuirá para a implementação de outras tecnologias inteligentes.
Líderes 2024
O LIDE Santa Catarina está na reta final para a realização do Prêmio Líderes 2024, um dos eventos mais aguardados do setor empresarial catarinense, que será realizado nesta quarta-feira, 6, na Alameda Casa Rosa, em Florianópolis. A cerimônia reunirá líderes e representantes de empresas que impulsionam a economia e contribuem para a sociedade de Santa Catarina. Ao todo, os finalistas do Prêmio Líderes 2024 competem em cinco grandes categorias, que englobam desde setores específicos, como indústria e agronegócio, até temas emergentes como ESG e inovação corporativa.
Tour cervejeiro
A Grande Florianópolis acaba de ganhar uma rota turística que promete atrair apaixonados por cervejas artesanais de todo o Brasil. Lançado pela União Cervejeira, o Beer Tour Grande Floripa é um projeto que une sabor e tradição em um roteiro cuidadosamente planejado para proporcionar uma experiência completa nas cervejarias locais. Com apoio do Sebrae/SC, da Associação de Micro e Pequena Empresa (AMPE) e da Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas e dos Empreendedores Individuais (FAMPESC), o tour pretende fortalecer a economia local e posicionar a região como referência no turismo cervejeiro brasileiro. Com a participação de 11 cervejarias locais, o Beer Tour permite que os visitantes escolham o seu próprio roteiro, personalizando a experiência de acordo com seus interesses. Os participantes podem agendar visitas em grupo ou individuais diretamente com as cervejarias, garantindo flexibilidade e um atendimento diferenciado.
Rolo Compressor
A Receita Federal, em ação conjunta com a Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União (CGU), cumpriu, nesta terça-feira, 5, uma série de mandados de prisão, inclusive em Santa Catarina, com o objetivo de desarticular um complexo esquema de fraudes em licitações, desvios de recursos públicos e corrupção no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes do Paraná (DNIT/PR). O alvo das investigações envolve funcionários públicos vinculados à Superintendência do DNIT/PR e empresas contratadas pelo órgão. A ação é uma continuação da operação Rolo Compressor, deflagrada em janeiro de 2022. De acordo com as investigações, os servidores investigados aprovavam obras rodoviárias superfaturadas ou com outras irregularidades, mediante recebimento ilícito.