BADERNEIROS NA UFSC
Uma verdadeira “ zorra total” e sem precedentes, foi o que aconteceu na Praça Santos Dumont, região da Universidade Federal de Santa Catarina, um grupo intitulado de estudantes, sabe-se lá de quais curso são, realizarem festas no entorno da praça e depredando o patrimônio Público, além de deixar o espaço todo imundo e lixo espalhado. A Comcap esteve no local, limpou, mas as fetas continuam. Tomando atitude correta e como gestor municipal Topázio Neto, indignado com essa situação, corriqueira por sinal, já entrou em contato com a direção da UFSC para acabar com as festas e algazarras naquele local. Chega, né??
CARTORÁRIOS GANHAM MAIS DO QUE JUIZES
Pois é, muitos pensam que esse pessoal, dono de cartório em todo país, incluindo nosso estado, ganham pouco para carimbar autenticações, formalizar documentação de casamento, terrenos etc e tal ganham pouco. Nada disso! Segundo levantamento donos de cartórios estão no topo da lista das profissões com o salário mais alto do país, segundo dados da Receita Federal. Levantamento aponta que a média nacional de remuneração de um titular chega a R$ 156 mil por mês, com casos que ultrapassam R$ 530 mil mensais no Distrito Federal. Os números são marcados por privilégios herdados de Portugal, tarifas elevadas e pouca concorrência. Organizações civis defendem transparência e realização obrigatória de concursos para todas as vagas e ampliação da digitalização dos serviços. Tá certo!
ADULTIZAÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA INTERNET
A Câmara Federal pretende colocar em votação projetos que tratam da proteção de crianças e adolescentes no ambiente digital. Tudo se refere aos vídeos do influenciador Felca, de Londrina, denunciando a exploração de menores de idade nas redes sociais, revoltando milhões de brasileiros que acompanharam suas denúncias nas redes sociais. Precisou esse influenciador falar, mostrar e denunciar para que nossas autoridades tomassem jeito e juízo em pensar num projeto nesse sentido? Estão atrasados, porque esse problema é antigo no Brasil e não existe lei específica e rigorosa e prática na punição dos pedófilos da internet.
ILHA DO CAMPECHE AGORA ADMINISTRADA PELA PREFEITRA
A Prefeitura de Floripa, depois de acerto e formalização da decisão do Tribunal Regional da 4ª Região (TRF4), assume dia 18 a administração da ilha do Campeche. Segundo a prefeitura, discussões internas já estão sendo definidas e estratégias conjuntas para a próxima temporada de verão. Ao assumir a gestão, o objetivo é garantir a proteção ambiental e arqueológica da ilha. Entre as prioridades anunciadas estão a revisão dos preços cobrados pelo transporte até a ilha, mudanças nas formas de acesso e regras mais rígidas para entrada de visitantes. Agora sim, chega de gente explorando um espaço público para visitação na ilha.
COBALCHINI: “ TRANSPARÊNCIA VAI CONTINUAR”
Semana passada estive visitando, de surpresa, as instalações da Câmara Municipal, e, de lambuja, vi o excelente trabalho do pessoal do Balcão da Cidadania atuando com muita atenção e dedicação. Fui em alguns gabinetes, pessoal concentrado, visitei cada gabinete e pude acompanhar uma das sessões. Há transparência, muita por sinal, em todo complexo, cobrança feita pelo atual gestor João Cobalchini. Aliás, o homem anda por todos os andares, fala com um, com outro, verifica se está tudo bem e só deixa a casa depois de tudo resolvido. Minha casa, a “casa do povo” disse ele, está aberta para quem quiser ver, acompanhar todo o trabalho feito aqui. “Quero transparência na minha gestão”. Tá certo o home, eu vi de perto.