Operação Saturação transforma divisa entre Florianópolis e São José com paisagismo e segurança

Ação conjunta de segurança, meio ambiente e urbanismo leva mais de 3 mil mudas à comunidade Chico Mendes e reforça fiscalização com câmeras de monitoramento

Foto: Mais de 3 mil mudas estão sendo plantadas na divisa entre Florianópolis e São José, como parte da nova fase da Operação Saturação (Foto Divulgação).

A Prefeitura de Florianópolis deu início a uma nova fase da Operação Saturação, que está revitalizando o trecho sob o viaduto que liga os municípios de Florianópolis e São José, na comunidade Chico Mendes, região do Monte Cristo. A ação, coordenada pela Secretaria de Segurança e Ordem Pública, agora alia urbanismo e meio ambiente com o plantio de mais de 3 mil mudas de vedélia e 380 de Bougainville, nas cores rosa e vermelha.

 

A intervenção tem apoio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, da Floram e de voluntários da ACIF. A proposta é transformar um espaço antes degradado e de ocupação irregular, promovendo a valorização urbana e o sentimento de pertencimento. “Queremos que esses novos espaços floridos se tornem pontos de lazer e orgulho para os moradores”, destacou a vice-prefeita e secretária Maryanne Mattos.

 

A força-tarefa inclui ainda ações de limpeza, roçagem, pintura e manutenção urbana, executadas pela Secretaria Municipal do Continente, além da participação de apenados do sistema prisional, como forma de reintegração social.

 

Um mês após o início da operação, os resultados já são visíveis, com a desocupação da área por usuários de drogas e moradores em situação de rua. Para evitar a reincidência e garantir a preservação do local, foram instaladas três câmeras de monitoramento em pontos estratégicos, com imagens acompanhadas em tempo real pela Guarda Municipal.

 

A meta, segundo o secretário de Meio Ambiente, Alexandre Waltrick, é expandir o modelo para outras regiões da cidade. “A beleza e a vitalidade das plantas incentivam a convivência e transformam a paisagem urbana com responsabilidade social e ambiental”, afirmou.

 

WhatsApp