DESPROPORCIONALIDADE JURÍDICA
Lendo artigo da especialista em Direito Constitucional Vera Chemim, durante essa semana, ela, na sua avaliação jurídica e de conhecimento “ dos notares saber jurídico) avaliou que as recentes medidas judiciais aplicadas a um ex-presidente e alguns réus que invadira os poderes da República, apresentam elementos de desproporcionalidade, mesmo que aparentemente legais do ponto de vista jurídico. Não quero entrar nessa questão da prisão de Bolsonaro, muito menos de quem aprontou em Brasília, mas restrições dadas conforme a lei e análise de cada caso, são atitudes razoáveis numa decisão com provas. Foi assim com Lula, Temer, Collor e agora Bolsonaro. O magistrado monocrático, segundo a Jurista, não pode tomar decisão por “ vontade própria, sem provas contundentes, e sem a pessoalidade política”, finalizou. Prefiro nem comentar.
JORGINHO E TOPÁZIO JUNTOS
Calma, gente! Jorginho Mello e Topázio Neto não se desgrudam, mas se trata de parceria política de ambos e de posicionamentos “igualitários” em algumas questões de administração. Jorginho, por exemplo, vê em Topázio uma grande liderança política que jamais a capital teve nos últimos anos. Por outro lado, Topázio Neto é o atual presidente da Fecam (entidade que representa os prefeitos de SC) Tá explicado o motivo de estarem sempre juntos em vários eventos pelo estado. Sobre 2026, preferem aguardar os acontecimentos dos próximos meses.
VISTORIA MAIS QUE NECESSARIA NA ANTIGA RODOVIÁRIA
A antiga rodoviária da capital, alvo de tantas discussões sobre se caiu ou não cai, finalmente deve ter seu destino final: demolição. É sem dúvida, como esse nobre colunista já tem falado nesse assunto desde 2004, um imóvel sem nenhuma serventia. Não tem estrutura para restauração, não é tombado pelo património histórico e só está servindo aos desocupados que invadiram o espaço público para aprontar. Na última vistoria, na semana que passou, ficou comprovado “ aos olhos do MPSC e de várias autoridades que a demolição é a melhor solução.
SISTEMA BRT EM FLORIPA
Foi elaborado projeto conceitual para o Sistema BRT, que engloba a integração do Anel Viário Trecho I (Segmento Sul) e Anel Viário, Trecho II (Segmento Norte), que prevê a implantação de faixas ou corredores exclusivos/preferenciais para o transporte coletivo, integrando os terminais do Centro e Trindade à Universidade Federal de Santa Catarina. O investimento inicial previsto é de R$ 159 milhões, com recursos provenientes da da União, que prevê a implantação de um corredor de 5,2 quilômetros entre o Terminal de Integração da Trindade e o do Saco dos Limões, passando pela Universidade Federal de Santa Catarina. Está prevista a construção de nove estações ao longo do trajeto, além de adequações viárias no entorno do BRT e um novo sistema de iluminação pública na região.
ARISTELA PIVATO
Pessoa do bem, sempre nos melhores eventos sociais de Floripa, a bela Aristela Pivato, não perde tempo e registra sempre as coisas boas da cidade. Mãe, mulher guerreira e de muita fé em Deus, irmã do Rafa e que também acompanha o momento político na capital, exercendo função de assessoramento na Assembleia Legislativa. Outra paixão dessa querida é cantar, quando encontra tempo e espaço ideal. Sucesso!