O deputado estadual Fabiano da Luz (PT) foi eleito presidente estadual do Partido dos Trabalhadores em Santa Catarina, cargo disputado no Processo Eleitoral Direto (PED) do partido, realizado em 6 de julho de 2025. A eleição ocorreu em primeiro turno, em pleito marcado pela baixa participação de apenas 14% dos 64.125 filiados aptos a votar .
Fabiano da Luz liderou a disputa com 3.040 votos, à frente da deputada estadual Luciane Carminatti, que obteve 2.794 votos. Outros nomes na disputa incluíam Padre Pedro Baldissera, Carla Ayres e Bruno Ziliotto . Sua vitória foi atribuída ao apoio das principais lideranças estaduais, inclusive do presidente nacional Lula e do dirigente estadual Décio Lima, além da chapa “PT Forte com Lula Presidente”, que foi a única a atingir o limite máximo de inscritos e teve representação em grande parte dos municípios .
Fabiano, que foi vereador e prefeito de Pinhalzinho antes de assumir mandato como deputado estadual pela região do Oeste catarinense, lidera a Bancada do PT na Assembleia Legislativa e também integra importantes comissões temas de Direitos Humanos, Juventude e Segurança Pública .
Em sua primeira declaração pós-eleição, o novo presidente estadual destacou como prioridade a unidade interna do PT e o fortalecimento da base, com diálogo amplo entre militantes e apoio às candidaturas federais e estaduais, especialmente visando a reeleição do presidente Lula em 2026 e garantir forte representação do PT no Legislativo estadual e nacional .
Fabiano afirmou ainda que adotará uma linguagem política mais próxima do cidadão comum, mesclando tradição e inovação na militância, e que buscará construir lideranças regionais alinhadas com a pauta do partido sem abrir mão de suas convicções históricas .
Com a eleição concluída, Fabiano da Luz assume o comando do PT em Santa Catarina em um momento delicado, de reestruturação interna. Seu primeiro ato como presidente será incluir todas as correntes e movimentos em uma executiva estadual plural, de forma proporcional à força que cada chapa teve na disputa, conforme previsto nas regras do PED .
A expectativa agora é de mobilização entre os filiados, aumentando a participação nas próximas etapas internas e definindo o perfil da nova direção regional do partido, sob a liderança de Fabiano da Luz.
Clique no link abaixo e veja o vídeo em que Fabiano Luz agradece os votos que o elegeram presidente do PT de SC.
https://www.instagram.com/reel/DMoWcyPxKGR/?igsh=MXc0aWVtdHU5cGNsag==