CEREJ inaugura nova sede em Três Riachos e projeta subestação própria para 2026

Cooperativa amplia investimentos, fortalece autonomia energética e moderniza estrutura de atendimento aos 15 municípios atendidos

Foto: Edson Cunha já é presidente da CEREJ fazem 18 anos (Foto Divulgação)

A nova sede da CEREJ (Cooperativa de Eletrificação Rural Esteve Júnior) já está em pleno funcionamento no bairro Três Riachos, no interior de Biguaçu. A estrutura moderna, totalmente quitada e construída em um terreno adquirido há seis anos, representa um marco na história da cooperativa, que há 18 anos é presidida por Edson Flores da Cunha, 54 anos. O novo prédio conta com auditório para treinamentos, sistemas de automação e um modelo de gestão que visa maior proximidade e agilidade no atendimento aos mais de 19 mil consumidores da cooperativa em 15 municípios da região.

 

A localização estratégica da sede, a apenas 500 metros do Contorno Viário, permitiu ganhos logísticos e mais rapidez no atendimento a municípios como Biguaçu, Tijucas e Nova Trento. Outro diferencial da nova estrutura é o centro de controle, com tecnologia de ponta capaz de monitorar e operar remotamente toda a rede elétrica da CEREJ, que já possui 2.400 quilômetros de extensão – 90% dela renovada com postes de concreto, substituindo os antigos de madeira.

 

Além do foco em modernização, a CEREJ está prestes a dar um passo ainda mais ousado: a construção de sua primeira subestação de energia, com investimento de R$ 22 milhões. A estrutura será instalada no bairro Santa Catarina, em Biguaçu, com previsão de inauguração em julho de 2026. O objetivo é captar energia diretamente da Eletrosul, reduzindo a dependência da rede da Celesc, que atualmente abastece Biguaçu e Antônio Carlos. Com essa subestação, a cooperativa terá capacidade de suprir, de forma independente, os dois municípios.

 

O projeto contempla ainda um centro de lazer e convivência voltado aos colaboradores da cooperativa, com quadras esportivas, campo de futebol e espaços de recreação. No futuro, a diretoria planeja construir mais duas subestações, ampliando a autonomia energética para toda a área de cobertura da CEREJ.

 

Paralelamente, a cooperativa está em tratativas com a Prefeitura de Biguaçu, por meio do prefeito Salmir Silva, para assumir a manutenção da iluminação pública do município. O objetivo é agilizar os serviços de substituição e manutenção de lâmpadas, atendendo de forma direta as demandas da população.

 

Reconhecida por sua forte atuação social, a CEREJ mantém projetos comunitários como aulas de música, dança, capoeira, libras, atividades para idosos, ecoterapia e escolinha de futebol. Sua frota, composta por veículos 4x4, permite o atendimento eficaz em áreas rurais, que são a principal base de atuação da cooperativa. Com 106 colaboradores e uma média de 80 novas ligações por mês, a cooperativa também investe na transição de redes monofásicas para trifásicas, ampliando a capacidade e a qualidade da distribuição de energia.

 

Além de presidir a CEREJ, Edson Flores assumiu em março deste ano a presidência da FECOERUSC (Federação das Cooperativas de Energia Elétrica de Santa Catarina), entidade que reúne 22 cooperativas, atende 82 municípios e representa 350 mil associados. A sede da FECOERUSC fica em Tubarão e, juntas, essas cooperativas movimentam cerca de R$ 1 bilhão em receitas anuais.

Foto: Nova sede da CEREJ em Três Riachos representa marco de modernização, eficiência e expansão da cooperativa (Foto Divulgação)

 

 

 

Foto: Edson Cunha (no centro na foto), junto a autoridades, na ocasião em que assumiu a presidência da FECOERUSC (Foto Divulgação)

Confira no link abaixo a filmagem na ocasião da inauguração da nova sede da CEREJ em Biguaçu

 

https://www.youtube.com/watch?v=ryAhbO1_xnQ

 


WhatsApp