São José: Município coletou mais de 83 mil toneladas de lixo sólido e recicláveis em 2024

Prefeitura busca dar destino correto aos materiais descartados pela população josefense.

Empresa também oferece pontos de coleta. (Foto: Divulgação)

Em 2024, a Prefeitura de São José superou a marca de 83 mil toneladas de lixo sólido e de recicláveis coletados, evidenciando a crescente demanda pelos serviços de limpeza urbana e o esforço contínuo da administração pública para manter a cidade limpa e sustentável. O número reflete o aumento no volume de resíduos gerados pela população, em decorrência do crescimento urbano e do consumo cada vez maior de produtos descartáveis.

Segundo dados da empresa Ambiental Limpeza Urbana e Saneamento, responsável pela coleta de lixo no município, somente no ano passado foram coletadas 73,7 mil toneladas de resíduos sólidos e 4,7 mil toneladas de recicláveis. Esse volume corresponde aos resíduos recolhidos pela coleta domiciliar, feito porta a porta.

Além disso, no Ponto de Entrega Voluntária (PEV), localizado na Rua João José Martins, em Potecas, foram coletados 4.380 metros cúbicos de material descartado por mais de 11 mil pessoas no ano passado.

Móveis descartados nas ruas

A Prefeitura de São José, por meio da Secretaria de Infraestrutura, recolheu em 2024 mais de 5,2 mil toneladas de materiais como sofás, colchões, camas, armários, guarda roupas, televisores, geladeiras, fogões e pias, pelas ruas do Município. Os dados revelam que a prática do descarte irregular ainda é uma realidade resistente no cotidiano de São José, uma vez que a quantidade retirada de pontos de lixo ainda supera o que é coletado pelo serviço regular.

Na avaliação do secretário da Infraestrutura, Nardi Arruda, esse crescimento está diretamente ligado ao incremento da população e à expansão da área urbana, além do aumento das embalagens plásticas e de materiais descartáveis utilizados no dia a dia. De acordo com ele, para atender à demanda, a Prefeitura tem investido em novos caminhões de coleta, além de ampliar o número de equipes responsáveis pela limpeza urbana.

A ampliação da rede de coleta seletiva também tem sido uma prioridade, buscando aumentar o índice de reciclagem da cidade. O município já conta com diversos pontos de coleta de materiais recicláveis, além de campanhas de conscientização sobre a importância da redução, reutilização e reciclagem do lixo.

Benefícios da coleta

A coleta organizada de móveis e itens domésticos traz diversos benefícios. Primeiramente, reduz o volume de lixo nas ruas, contribuindo para uma cidade mais limpa e saudável. Em segundo lugar, permite que materiais que poderiam ser reciclados sejam devidamente processados, minimizando o impacto ambiental. Por fim, a iniciativa também apoia a economia local, ao gerar trabalho para cooperativas de reciclagem e coleta.

Além da coleta feita diariamente por caminhões da Infraestrutura, a Prefeitura mantém o agendamento do recolhimento que pode ser feito pelo telefone da Ouvidoria 3381-0199, de segunda a sexta-feira. “A partir do cadastro da solicitação, nosso pessoal faz a programação para a coleta no local”, explica. A equipe começa o trabalho logo cedo, às 8h, e o recolhimento se estende até 17h.

O descarte de lixos e entulhos na rua ou em áreas clandestinas é crime ambiental inafiançável, passível de multa e até pena de reclusão pela Lei Federal 9.605. Não são considerados volumosos os resíduos provenientes da construção civil (restos de demolição, madeiras de construção, tijolos, cerâmicas, telhas de qualquer material, latas de tintas e solventes).

Ambiental

Além deste serviço, os moradores de São José interessados em descartar resíduos volumosos e resíduos de poda de jardins, podem agendar a coleta com a empresa Ambiental, responsável pela coleta de lixo e outros resíduos no Município. O custo deste serviço está incluso na Tarifa de Limpeza Urbana (TLU).

O interessado pode entrar em contato para agendamento através dos telefones (48) 3112-3344 ou (47) 99963-5900. O prazo para atendimento das solicitações de coleta é de até 10 dias úteis a partir da data de agendamento. Esse prazo pode sofrer alteração em razão de situações que cause grande demanda pelo serviço, como enchentes e alagamentos, por exemplo.

Todos os resíduos devem ser acomodados na calçada a partir do dia do agendamento, pois as equipes não podem entrar em propriedades privadas.

Tarifa de lixo

Os josefenses que optarem pelo pagamento em cota única da tarifa de lixo terão 10% de desconto, com vencimento até 20 de fevereiro. Para quem parcelar, o pagamento pode ser feito em 12 vezes, com primeiro vencimento também em 20 de fevereiro. Neste caso, o pagamento será com vencimento no dia 12 de cada mês, ou no dia útil subsequente.

Não houve reajuste da tarifa de lixo, apenas correção de inflação, assim como nos outros anos. A arrecadação é operada pela empresa concessionária do serviço, a Ambiental. A tarifa de lixo é destinada à manutenção e melhoria do sistema de coleta de resíduos sólidos, convencionais e recicláveis.

A emissão do carnê também pode ser digital, e já está disponível no site da Ambiental.


WhatsApp