GAECO e GEAC deflagram 6ª fase da Operação Mensageiro em SC e cumprem 39 mandados em diversas cidades

Ação do Ministério Público mira esquema envolvendo coleta e destinação de resíduos: 3 prisões preventivas e 36 buscas são realizadas em 10 municípios, incluindo ex-prefeitos e servidores, numa investigação iniciada em 2022.

Foto: Agentes do GAECO e do GEAC cumprem mandados em várias cidades catarinenses durante a 6ª fase da Operação Mensageiro, que investiga irregularidades em contratos de coleta e destinação de resíduos sólidos no estado.

Na manhã desta terça-feira, 19 de agosto de 2025, o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) e o Grupo Especial Anticorrupção (GEAC), ambos vinculados ao Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), deflagraram a sexta fase da Operação Mensageiro. A ofensiva — autorizada pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina — resultou na execução de três mandados de prisão preventiva e 36 mandados de busca e apreensão em residências e empresas localizadas nos municípios de Rio do Sul, Blumenau, Imbituba, Florianópolis, Gaspar, Bombinhas, Laguna, Braço do Norte, Palhoça e Imaruí  .

 

Empresários foram presos preventivamente, enquanto servidores, ex-servidores e agentes políticos — entre eles ex-prefeitos de Braço do Norte e Rio do Sul — também estão entre os alvos das medidas  . A fase atual da investigação busca aprofundar a coleta de provas relativa a contratos de coleta e destinação de resíduos sólidos urbanos, nos quais se investigam indícios de corrupção ativa e passiva, fraude à licitação, organização criminosa e lavagem de capitais  .

 

Iniciada em 2022 sob a coordenação da Subprocuradoria-Geral de Justiça para Assuntos Jurídicos, a operação tem contado com apoio técnico da Polícia Científica de Santa Catarina, garantindo a preservação da cadeia de custódia e a integridade das provas arrecadadas  .

 

Como nova etapa dessa apuração sigilosa, ainda há possibilidade de surgirem novos desdobramentos assim que os processos sejam tornados públicos

 

WhatsApp