Biguaçu: Presidente da Câmara fala sobre projetos e desafios à frente do legislativo

Nascido e criado no município, o vereador já atuou na construção civil e foi secretário de pesca do município.

Douglas encabeçou a chapa que ganhou as eleições para a Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Biguaçu em 2024, onde ocupará o cargo de Presidente. (Foto: Divulgação)

Douglas Fernandes de Souza, é vereador em Biguaçu e está em seu primeiro mandato. Cresceu no interior de Biguaçu, no bairro Sorocaba, onde reside atualmente. Durante sua trajetória profissional, já atuou na construção civil e também como gerente do supermercado Gêmeos. Em 2010 foi candidato a vereador nas eleições e teve a honra de exercer o cargo de Secretário da Pesca até o ano de 2016. 

Douglas encabeçou a chapa que ganhou as eleições para a Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Biguaçu em 2024, onde ocupará o cargo de Presidente. 

Ele conversou com a reportagem dos Jornais Em Foco sobre seus projetos à frente da Casa e para o município, nestes 191 anos da cidade.

 

JB - Quais os principais projetos da Câmara realizados na sua gestão?

 

Como foco principal desse ano, a nossa gestão está trabalhando para fazer a mudança da sede do Legislativo para o antigo prédio da Secretaria de Educação e Biblioteca Pública, que está em reforma nesse momento. Estamos acompanhando o andamento da obra e a previsão é de que a mudança ocorra até o final deste ano.

 

Outro passo importante celebrado este ano foi a assinatura do termo de cooperação técnica entre a Câmara e a Prefeitura, a fim de dar celeridade à emissão de documentos de identidade. Os trâmites iniciaram ainda no ano de 2023, sendo que inicialmente a ideia era fazer um posto de atendimento na Câmara. No entanto, após algumas tratativas, optamos por reforçar o atendimento realizado pela Polícia Científica, disponibilizando equipamentos e servidores, com o objetivo de ampliar o horário de atendimento para período integral e, assim, agilizar os serviços.

 

Ainda realizamos importantes reuniões e audiências com representantes do Executivo. Entre as pautas, cobramos a adequação de fiação em postes de iluminação pública, bem como ligação de água e luz; esclarecimentos sobre a prestação de contas do Hospital Regional de Biguaçu – Helmuth Nass e também sobre o novo Plano Diretor; ações voltadas à população em situação de rua; e ainda alinhamentos entre os anseios da comunidade e dos skatistas, com relação à construção da pista de skate no Município.

 

Nos unimos em uma moção de apoio coletiva, pela aprovação da Proposta de Emenda Constitucional nº 03/2022, pedindo o fim das Terras de Marinha. Ainda realizamos uma edição da Câmara Itinerante no bairro Bom Viver, levando à população serviços gratuitos prestados pelo Balcão da Cidadania da Câmara.

 

JF - E quais os próximos projetos que a Câmara irá desenvolver?

 

Nosso objetivo principal é concretizar a mudança da sede do Legislativo e acabar com o pagamento de aluguel. A economia sempre será um objetivo importante para o Poder Público.

 

Pretendemos realizar novas edições da Câmara Itinerante, uma vez que identificamos uma enorme necessidade da comunidade pelos serviços prestados pelo Balcão da Cidadania e também porque entendemos que o Legislativo precisa estar próximo ao povo.

 

Ainda vamos continuar cobrando e fiscalizando o Poder Executivo, a fim de zelar pela prestação de um serviço de qualidade à população. 

 

JF - Como você avalia a relação da Câmara com a prefeitura?

 

A relação entre os Poderes é muito harmoniosa. Estamos trabalhando em conjunto, a exemplo da parceria para emissão de RG, celebrada este ano. 

 

Estamos buscando dar celeridade à apreciação e votação de proposições do Executivo, a fim de agilizar a oferta de serviços, melhorias e progresso da nossa cidade.

 

JF - Quais os maiores desafios da Casa?

 

Com certeza um dos maiores desafios é a burocracia. Para cada compra, é necessário uma série de procedimentos que trazem morosidade ao processo e, muitas vezes, até prejudica a prestação de um serviço com qualidade.

 

A gestão de uma Câmara de Vereadores em um ano eleitoral também é muito desafiadora, uma vez que precisamos estar atentos a uma série de regramentos sobre o que pode e o que não pode ser feito em determinado período.

 

JF - Qual a sua mensagem nestes 191 anos de Biguaçu?

 

Como presidente da Câmara e como um morador de Biguaçu, tenho imensa alegria em celebrar o aniversário de 191 anos da nossa cidade. Estamos crescendo, tanto na área do setor privado, com instalações de empresas, indústrias e centros de distribuição; assim como também no setor público, a exemplo da recém-inaugurada Farmácia 24h e a futura mudança para uma sede própria da Prefeitura e da Câmara de Vereadores. Queremos oferecer ainda mais à população ordeira, trabalhadora e merecedora de Biguaçu. Vamos seguir na luta por melhorias e novas conquistas!

 


WhatsApp