O relatório da ABF (Associação Brasileira de Franchising) divulgado durante a 22ª Convenção ABF do Franchising, que aconteceu de 23 a 27 de outubro, na Bahia, apontou Florianópolis como o segundo município do país com maior crescimento de franquias. O estudo analisou o faturamento do setor no primeiro semestre de 2024 em comparação com o mesmo período no ano passado.
No período pesquisado, Florianópolis teve crescimento de 24,10% no faturamento das franquias, atingindo R$ 916.230.503,00. A capital catarinense ficou atrás apenas de Goiânia, que cresceu 25,59% na área. Na comparação por estados, Santa Catarina ficou na quarta posição, com variação de 22%.
Confira o ranking das cidades com maior crescimento do faturamento das franquias
O relatório reuniu as 30 cidades com maior faturamento em franquias no país e, em seguida, ranqueou pelos maiores crescimentos no primeiro semestre do ano. Veja o Top 10:
- Goiânia (Goiás) – 25,59%;
- Florianópolis (Santa Catarina) – 24,10%;
- Curitiba (Paraná) – 21,11%;
- Barueri (São Paulo) – 20,85%;
- Campo Grande (Mato Grosso do Sul) – 20,85%;
- Uberlândia (Minas Gerais) – 20,67%;
- Manaus (Amazonas) – 19,33%;
- São José do Rio Preto (São Paulo) – 18,27%;
- Maceió (Alagoas) – 18,11%;
- Londrina (Paraná) – 17,80%.
Segundo análise da ABF, o crescimento de franquias em Florianópolis e Curitiba é dado pela forte estrutura dos setores de alimentação e turismo. O desempenho também estaria atrelado às enchentes no Rio Grande do Sul, que resultaram no desvio de voos e turistas para as outras duas capitais do Sul.
Florianópolis na preferência dos franqueados
Entre os franqueados em Florianópolis, Dennis Alberto, de 30 anos, considera o município atrativo para o investimento. “É uma região metropolitana, com grande população, ajuda bastante a impulsionar os negócios”, comenta.
Dennis é franqueado da Vaapty, uma das líderes do segmento de intermediação de venda de veículos no Brasil, com mais de 115 unidades no país. Com uma loja em Palhoça, o empreendedor planeja abrir outra em Florianópolis.
Ele conta que o setor automotivo possui grande concorrência na região, mas que há espaço de crescimento para negócios com diferenciais. “A proposta da franquia é que o cliente consiga vender o carro sem burocracias, em até 40 minutos. Como na cidade não tinha nenhum serviço como esse, escolhemos a região para abrir a unidade”, revela.
Raio-X das cidades com maior crescimento de franquias
A ABF também realizou uma análise nas 30 cidades que mais se destacaram no estudo. O estudo observou os setores do mercado com maior participação nos municípios de destaque. Confira:
- Alimentação (food service) – 22% de participação;
- Saúde, beleza e bem-estar – 19%;
- Serviços e outros negócios – 13%;
- Moda – 12%;
- Alimentação (distribuição e comércio) – 6%.