Biguaçu: Em Foco Podcast entrevista Dr. Ernani Luiz Garcia

Oftalmologista biguaçuense é fundador Hospital de Olhos de Florianópolis.

Graduado em Medicina pela UFSC, já prestou serviço militar como Tenente Médico e realizou Residência Médica em Oftalmologia no Hospital Servidor Público de São Paulo. (Foto: Divulgação)

O programa Em Foco Podcast desta semana entrevistou o médico oftalmologista, Ernani Luiz Garcia. Natural de Biguaçu, ele realizou todo o ensino básico no município e durante todo o curso de medicina, trabalhou com o pai, que tinha uma distribuidora de bebidas. 
Graduado em Medicina pela UFSC, já prestou serviço militar como Tenente Médico e realizou Residência Médica em Oftalmologia no Hospital Servidor Público de São Paulo. Possui especialização em Córnea, Catarata e Cirurgia Refrativa do Instituto Dr. Tadeu Cvintal. 
Também é fundador e chefe de Serviço de Oftalmologia do Hospital Governador Celso Ramos, em Florianópolis, e membro da Sociedade Brasileira de Oftalmologia e da Socidade Brasileira de Catarata e Cirurgia Regrativa. 
Junto com a dra. Cláudia Nascimento, fundou o Hospital de Olhos de Florianópolis, cuja inauguração foi em janeiro de 2011, e de lá pra cá, o espaço se tornou referência no Estado. Atualmente, pai de dois filhos, um menino de 16 anos e uma menina de 12, Ernani é diretor técnico do Hospital de Olhos de Florianópolis.

Ernani revela, durante a conversa, que seu interesse pela medicina veio dos pais, que sempre quiseram um filho médico. No final do curso, teve dúvidas da área em que iria se especializar, mas por influência da mãe, acabou se voltando para a oftalmologia. E após um ano de estudos, passou para residência nos melhores serviços de oftalmologia do país.  
“Tive também uma iluminação divina, porque eu sempre trabalhei com serviço braçal com meu pai, carregando caixas de bebidas, coisa que é extremamente contrária às cirurgias finas que realizo hoje, que necessitam de muita firmeza na mão”, explica ele.

Após três anos de especialização em São Paulo, voltou para trabalhar em Florianópolis e foi convidado por um professor para atender em seu consultório, no centro da Capital, onde ficou de 1992 a 1997. Foi quando começou a sentir a necessidade de ter uma clínica com área cirúrgica e mais estrutura para atender os clientes, coisa que, até então, não tinha na cidade. Era necessário realizar os procedimentos em um hospital de Florianópolis.
Após encontrar o local para montar sua própria clínica, Dr. Ernani começou a buscar pessoas capacitadas para fazer parte da equipe. 
Em pouco tempo, eles começaram a perceber que a clínica não dava conta da demanda que tinham. Foi quando decidiram criar o primeiro hospital de olhos de Florianópolis. 

“Convenci a Dra. Cláudia Nascimento, que trabalhava comigo, compramos um terreno baldio, fizemos o projeto e fomos atrás de apoio. Hoje, contamos com quase 50 oftalmologistas e já estamos pretendendo ampliar a sede do hospital com mais duas torres”, conta. 
Com investimento frequente em tecnologia, pesquisa e inovação, Dra Claudia e Dr Ernani estão sempre participando de congressos e eventos no exterior. 

“O cirurgião brasileiro é muito respeitado lá fora. Vem paciente de fora para realizar procedimentos aqui no Brasil. Além disso, o mercado brasileiro também é muito vasto. Ele está entre os cinco países de mercado de interesses para a farmácia e os laboratórios de oftalmologia”, diz.

E na profissão, Ernani diz que existem casos complicados, sim, mas também existem casos até simples, mas que também são muito emocionantes, como senhoras que não conseguem mais enxergar, só conhecem os parentes pela voz e, depois da cirurgia conseguem vê-los pela primeira vez.

O Hospital de Olhos de Florianópolis tem, ainda, dois projetos assistenciais. Um com o Instituto Guga Kuerten, onde os médicos dão assistência às crianças da instituição e fazem a doação dos óculos em parceria com uma ótica. O outro é em Campo Belo do Sul, região de extrema pobreza, onde montamos um consultório e realizamos mutirões de atendimento.


WhatsApp