Mostrar mais resultados...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mostrar mais resultados...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

São José registra crescimento na coleta de vidro: mais de 20 toneladas recicladas em uma semana

Programa “Vidro Vira Vidro” ganha força com apoio da comunidade e destaque dos PEVs do Kobrasol, Forquilhas e Serraria

São José

Logo Jornais em Foco

Jornais em Foco

O município de São José segue avançando nas ações de sustentabilidade e gestão ambiental. De acordo com o relatório da primeira semana de outubro, o Programa Vidro Vira Vidro recolheu 20.440 quilos de vidro nos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) da cidade — um número expressivo e em crescimento.Esse volume equivale a aproximadamente 108 mil garrafas de long neck (355 ml) ou 41 mil garrafas de vinho (750 ml), reforçando o impacto positivo do projeto na reciclagem e na redução de resíduos enviados aos aterros.

Os destaques do mês ficam para os PEVs 143 e 171 (Kobrasol), PEV 124 (Forquilhas), PEV 131 (Serraria), PEV 157 (Praia Comprida), PEV 167 (José Nitro) e PEV 173 (Centro Histórico) — locais que registraram os maiores volumes de vidro coletado.

O superintendente da Fundação Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Rubens Pereira Júnior, ressalta o crescimento contínuo e o engajamento da população.“Os números mostram que a comunidade josefense está cada vez mais consciente da importância da reciclagem e da destinação correta dos resíduos. Cada quilo de vidro reaproveitado representa menos impacto ambiental e mais economia de energia. É um avanço que reflete o compromisso de São José com a sustentabilidade”.

Rubens explica que o  Programa Vidro Vira Vidro é realizado e mantido pelo Consórcio Intermunicipal da Grande Florianópolis (CIM Granfpolis), em parceria com os municípios da região. Em São José, o projeto conta com 47 PEVs instalados em pontos estratégicos, como escolas, praças, unidades de saúde e supermercados, garantindo fácil acesso à população.

“O vidro é um dos materiais mais sustentáveis do mundo, podendo ser reciclado infinitas vezes sem perder sua qualidade. Além de reduzir o volume de resíduos nos aterros, o programa ajuda a economizar energia e recursos naturais, fortalecendo a economia circular”, frisa o superintendente .

A população pode conferir a localização dos PEVs no site da Prefeitura de São José e participar dessa corrente em prol do meio ambiente, destinando corretamente garrafas, potes e copos de vidro — lembrando que espelhos, cerâmicas, porcelanas e lâmpadas não devem ser depositados nos pontos de coleta.