Palhoça: CEU exibe curtas de cineasta premiado no Festival de Gramado

Sessão gratuita com três obras de Gerson Karaí inicia às 19h30, nesta segunda (3).

Após a exibição, está prevista uma conversa entre o cineasta e a plateia presente. (Foto: Divulgação)

O Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) de Palhoça vai receber mais uma ação do projeto Cineclube do CEU, nesta segunda-feira (3), às 19h30. Dentro do projeto Curta Catarina, o CEU vai apresentar um panorama da cinematografia de Gerson Karaí, premiado cineasta guarani, da aldeia Yakã Porã, da Terra Indígena do Morro dos Cavalos.

 

A sessão é gratuita. “Serão exibidos três curtas-metragens, que nos trazem o olhar, a sonoridade e a poética ancestral guarani”, informa o curador do projeto Cineclube do CEU, o diretor teatral Takashi Severo.

 

Após a exibição, está prevista uma conversa entre o cineasta e a plateia presente. 

 


Curtas em exibição

 

“Legado Indígena – Erva-Mate e Chimarrão” é um documentário sobre a erva-mate, planta sagrada para o guarani – uma dádiva de Tupã. Bebida essencial para atingir a espiritualidade, o chimarrão é uma herança indígena que os gaúchos se apropriaram e assumiram como sua. A relação ancestral do povo guarani com a erva-mate é o foco central deste curta-metragem, que também mostra o uso tradicional e espiritual do chimarrão em rituais indígenas.

 

“Mby’á Nhendu - O Som do Espírito Guarani” é um documentário sobre o universo musical mby’á guarani, explorando as diversas sonoridades e reflexões sobre religiosidade, política, meio ambiente e formas de produzir música entre os mby’á. O filme percorre três territórios mby’á no Rio Grande do Sul para conversar e gravar com sábios musicistas guaranis. O filme recebeu duas premiações no Festival de Gramado, o cobiçado Kikito, como Melhor Trilha Sonora e a terceira colocação geral.

 

“Ava'i Kokuepy” é um pequeno curta de uma imensidão poética gigante, ao lançar olhar a um menino guarani na roça, que incansavelmente explora suas habilidades com seu facão sobre uma fruta, revelando a força poética de seu mundo imaginário. 

 

O projeto Curta Catarina é produzido pelo diretor e produtor Takashi Severo e Os Bruxos da Corte. Contemplado com o Prêmio Catarinense de Cinema, da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), o projeto tem o apoio institucional da Fundação de Cultura da Palhoça (FMEC).


WhatsApp