No último sábado (13 de maio), aconteceu na Capital Catarinense, o Ciclo em louvor ao Divino Espírito Santo.
O Ciclo do Divino, acontece todos os anos, reunindo 14 comunidades de Florianópolis, e cidades que praticam a festa em louvor ao Divino Espírito Santo.
Governador Celso Ramos, que tem uma das festas mais antigas do litoral catarinense, em devoção ao Divino Espírito Santo, teve no ano de 2022 o reconhecimento através do projeto de Lei, do prefeito Marcos Henrique da Silva, que tornou a festa patrimônio cultural histórico, material e imaterial.
O reconhecimento através de projeto de Lei, tornou oficial a festa que envolve toda a comunidade católica da cidade gancheira, além de envolver cidades próximas que visitam Ganchos nessa época.
Nesse ano de 2023, a festa acontecerá na terceira semana do mês de julho, e tem uma grande equipe norteando os trabalhos em prol das festividades, que conta com o apoio da prefeitura municipal da cidade.
A presença da cidade de Governador Celso Ramos, no Ciclo do Divino Espírito Santo, em Florianópolis deu visibilidade a cidade que tradicionalmente pratica essa festa, e mostrou um pouco da dinâmica da festa gancheira.
Uma pequena corte, conduzida pelo Imperador da festa 2023, Igor Silveira da Silva, da Imperatriz, naquele ato representado pela jovem Betina Letícia Sagás, e a Porta Bandeira Priscila Sampaio Pereira, deixaram seus brilhos pelas principais ruas da capital dos catarinenses, além do pai do Imperador Jorge Silva que levou a coroa.
Entre os envolvidos no cortejo, estavam ainda, representando a cidade, o Secretário Executivo de Cultura, Patrimônio Histórico e Memória de Governador Celso Ramos, Professor Miguel João Simão, o Secretário Adjunto da Secretaria, Ronaldo dos Santos Farias, e Patrícia Zaly Costa.
Ainda de Governador Celso Ramos, estavam presentes mais três membros da Secretaria de Cultura: Liliane dos Santos Perão, Marluce Cunha e Letícia Azevedo Melo da Cunha, que apoio a equipe na condição de fotógrafa da Secretaria.
A presença de Governador Celso Ramos, foi lembrada pelo padre que estava dirigindo os trabalhos, e diversas vezes a equipe foi aplaudida, elevando assim, o nome da cidade, e do prefeito Marcos Henrique da Silva, que apoia todos as ações em prol da cultura.