O 12º Seminário Municipal de Assistência Social de Palhoça (12º SMASP) foi realizado no dia 25 de outubro de 2024, das 7h30 às 12h30, na Casa do Educador,, Nova Palhoça. O evento, exclusivo para servidores da Secretaria Municipal de Assistência Social e dos Conselhos Tutelares de Palhoça, teve como foco a capacitação e discussões sobre temas essenciais para a prática profissional, como: inclusão, envelhecimento ativo e enfrentamento do idadismo.
A programação iniciou com a palestra "Barreiras atitudinais em relação à pessoa com deficiência", apresentada por Patrícia Fortunato Barreto, psicóloga, com a colaboração de Carolina Stefany Kich da Silva e Claudia dos Santos, representantes da Associação de Surdos da Grande Florianópolis, e de Daniele Alencar, intérprete de Libras da Interpres. A palestra destacou os desafios e caminhos para a construção de uma sociedade mais inclusiva.
Após o intervalo, o público foi contemplado com a apresentação cultural “A vida depois dos 50”, uma peça de teatro que trouxe reflexões sobre a vida na terceira idade e a valorização do envelhecimento.
Em seguida, o NETI - Universidade Aberta para Pessoas Idosas, representado por Ana Paula Balthazar Santos, Michele Medeiros e Renata Cantisani Rivas, apresentou suas iniciativas para promover a inclusão educacional e social de pessoas idosas, ressaltando a importância do aprendizado contínuo.
O encerramento ficou por conta da palestra “Idadismo: concepção e implicações práticas”, conduzida pela doutora em psicologia e professora da UFSC, Ana Maria Justo. A apresentação abordou os preconceitos relacionados à idade e trouxe exemplos práticos de como combatê-los, enfatizando a necessidade de atitudes respeitosas e inclusivas em todos os âmbitos da sociedade.
O 12º SMASP reforçou o compromisso de Palhoça em capacitar seus servidores e ampliar debates fundamentais para a construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e solidária.