São José: Prefeitura de intensifica as ações do Novembro Azul

Além das ações de prevenção ao câncer de próstata, este ano estão previstas ações de cuidados gerais com a saúde masculina nas Unidades Básicas de Saúde (UBS)e em algumas empresas do Município.

s ações serão intensificadas ao longo do mês, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e em algumas empresas do Município, por meio da busca ativa do programa Saúde em Casa. (Foto: Divulgação)

Após a campanha Outubro Rosa – que conscientiza sobre a necessidade de exames preventivos contra o câncer de mama – a Prefeitura de São José já está no ritmo do Novembro Azul. O mês é dedicado à prevenção ao câncer da próstata, mobilizando a rede de saúde. As ações serão intensificadas ao longo do mês, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e em algumas empresas do Município, por meio da busca ativa do programa Saúde em Casa.

Novembro é dedicado a sensibilizar e conscientizar a sociedade em relação aos cuidados com a saúde do homem. O objetivo é informar a população sobre o câncer de próstata e outras doenças que acometem o sexo masculino. A campanha deseja frear também o preconceito em relação ao autocuidado e aos exames importantes que diagnosticam precocemente as doenças. Além de enfatizar sobre a prevenção e combate à doença e o cuidado à saúde masculina em sua totalidade.

Estão previstas a oferta de consultas de urologia, ortopedia, neurologia, oftalmologia, proctologia e odontologia, além dos serviços de ultrassonografia de próstata e orientação nutricional e psicológica, na rede municipal de saúde. As consultas devem ser realizadas com médicos clínicos nas UBS, e em caso de necessidade o paciente é encaminhado para ser atendido por especialistas nas Policlínicas. Somente a testagem rápida para HIV, sífilis e hepatites será por agendamento.

A campanha Novembro Azul traz mais visibilidade e informações sobre a importância dos homens se atentarem para a própria saúde. Verificar a pressão com frequência e acompanhar a glicemia capilar são importantes para evitar doenças crônicas como diabetes e hipertensão, e a realização de outros exames como colesterol, hemograma, triglicerídeos, entre outros. Outros testes importantes são voltados à detecção de doenças sexualmente transmissíveis, como HIV, sífilis e hepatites B e C.

Homens com mais de 50 anos e com sintomas de problemas na próstata, como dificuldade para urinar, jato urinário fraco ou sensação de esvaziamento incompleto da bexiga, devem ir ao médico para investigar. No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma), e a única forma de garantir a cura é o diagnóstico precoce.

ROTINA

“A identificação precoce de doenças aumenta as chances de um tratamento eficaz. Por isso, visitas regulares às unidades de saúde para acompanhamento e realização de exames devem fazer parte da rotina desse público. Além disso, a adoção de hábitos saudáveis, prática de atividade física regular, alimentação balanceada e uso moderado de bebidas alcoólicas são essenciais para reduzir problemas de saúde”, explicou Karyne Furlan, Diretora de Atenção Primária.

A secretária de Saúde, Sinara Simioni, destaca a importância da participação masculina na ação. “Novembro é o mês dedicado à saúde dos homens, que muitas vezes não se atentam aos cuidados necessários e, quando procuram as unidades, é porque já estão com alguma doença instalada. Precisamos que o homem desenvolva essa questão de cuidar da saúde. É de extrema importância a participação deles nas atividades e para receber orientações”, aponta Sinara.

O câncer de próstata é a causa de morte de 28,6% da população masculina, que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Na fase inicial não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Na fase avançada, os sintomas são dor óssea, dores ao urinar, vontade de urinar com frequência e presença de sangue na urina e/ou no sêmen. A única forma de garantir a cura do câncer é o diagnóstico precoce.


WhatsApp