Coluna Miguel Simão: Camerata de Florianópolis abre festejos da festa de São Pedro em Governador Celso Ramos

Texto: Professor Miguel João Simão

Escritor e Pesquisador.

 

Fundada no ano de 1994 pelo Maestro Jeferson Della Rocca, a orquestra tem sido de suma importância no calendário cultural de Santa Catarina, passando pelas cidades, onde deixa o calor e a emoção com as belas canções.

A Camerata Florianópolis, que nesse 2023 passou por várias cidades de Santa Catarina, contemplou a cidade de Governador Celso Ramos, nesse último 24 de junho, (sábado) em alto estilo, abrindo os festejos da 82º festa, em homenagem ao Padroeiro, São Pedro.

Com apoio incondicional do atual prefeito da cidade, Marcos Henrique da Silva, a Camerata chega a cidade, através da Secretaria Executiva de Cultura, Patrimônio Histórico e Memória, que é liderada pelo Professor Miguel João Simão.

A Secretaria Executiva, além do Secretário Miguel João Simão, conta em seu quadro de apoio, da Assistente de bibliotecária Letícia A. de Melo Cunha, das Diretoras Danubia Ramos e Patrícia Costa, e das Gerentes de Projetos, Marluci Cunha e Liliane dos Santos Perão, e é apoiada do Secretário Adjunto a Secretaria de Esporte e Cultura, Ronaldo dos Santos Farias.

Durante toda a semana, a equipe dedicou-se ao evento, com o apoio do Presidente da Capela São Pedro, Kledson Oliveira, que além de abrir as portas da igreja para dar espaço a orquestra, foi um parceiro da Secretaria Executiva de Cultura nesse processo.

O evento que iniciou as 19 horas, pode ser aplaudido por mais de 300 pessoas que lotaram a igreja, e puderam ver de perto a beleza dos artistas que brilharam nas terras gancheiras.

O prefeito Marcos Henrique da Silva, e o Secretário Executivo abriram as falas, passando para a Produtora Cultural da Camerata, Maria Elita, que agradeceu toda a atenção e recepção, recebida nas terras de Ganchos.

Satisfeito, o prefeito municipal falou com gratidão aos membros da orquestra, que atenderam um pedido da administração e vieram até a bela Governador Celso Ramos.

Estavam presentes no evento, além do prefeito municipal, e a primeira dama Angela Silva, o vice prefeito Aldir Rosa  e esposa, e o presidente da Câmara de Vereadores Pedro Augusto e esposa, além da equipe da cultura.

A cada apresentação os aplausos de pé pelos presentes acusavam o pedido de “mais uma”, que imediatamente eram atendidos pela Camerata.

No mesmo dia as redes sociais, já mostravam o sentimento de alegria do povo gancheiro, em ter na cidade pela primeira vez a Camerata de Florianópolis, com esse belo espetáculo gratuito para a população.

Ketinho, como é conhecido Kledson Oliveira, o presidente do conselho da capela, alegre falou: “Abrimos a festejos em homenagem ao nosso padroeiro de forma inesquecível. As pessoas que aqui estavam jamais esquecerão esse momento”.

Outro depoimento, foi o da senhora Margarete Maria, de Fazenda da Armação, que não poupou elogios a camerata, e a administração do prefeito Marcos, por incentivar a cultura, e a cidade ter pela primeira vez um prefeito que se preocupou em criar uma pasta de cultura para mostrar essas maravilhas a população, finalizou Margarete.

Maria Elita, a produtora da Camerata de Florianópolis, agradeceu os aplausos e disse sentir-se satisfeita, por ter feito uma noite inesquecível, única para a cidade de Governador Celso Ramos.

O Secretário Executivo da Cultura, elogiou a equipe que está sempre apoiando as ações em prol da cultura,  mostrando trabalho e buscando o melhor para o ramo cultural. Miguel Simão, agradeceu o prefeito Marcos Henrique da Silva, pela criação da pasta, e da equipe que nomeou, chamando de equipe de ouro.

Outros nomes lembrados pelo Secretário executivo da cultura, foram o do vice prefeito Aldir Rosa, que sempre está à disposição para ajuda-los, do presidente da Câmara Pedro Augusto, que de forma especial para o evento da Camerata colaborou bastante, e os secretários municipais: Naim Ziegler, da pasta do Planejamento,  Ricardo Amilton, da Obras e Infraestrutura e Valmor Kair Filho, popularmente conhecido por Toni, por não medirem esforços para estenderem as mãos para ajudar a secretaria executiva, que muito depende de apoio das outras secretarias.  Miguel ainda diz, que Ricardo Amilton muitas vezes se desdobra em dois, parecendo o titular da pasta, por estar sempre presente.

O agradecimento especial é sempre para a primeira dama Angela Silva, que com seu olhar motivador, acompanha os trabalhos da cultura, está sempre incentivando as mulheres que trabalham na secretaria, e está sempre elogiando os artistas da terra, que hoje são valorizados e vistos com o olhar de quem conhece a beleza da arte.

 


WhatsApp