Texto: Miguel João Simão
Escritor e Pesquisador
Natural de Canto dos Ganchos, Governador Celso Ramos, Diego de Azevedo Simão, vive há quase uma década, em Porto Velho, Rondônia.
Defensor Público de carreira, o gancheiro, também atua como professor na capital de Rondônia e como palestrante em diversos estados do país.
No mês de setembro de 2022, foi convidado a publicar pela prestigiada Editora DPlácido, o livro de sua autoria “Lei de Execução Penal: anotada e comentada”.
Segundo o autor, Diego de Azevedo Simão: “A intenção do livro é apresentar uma análise crítica da LEP (Lei de Execução Penal), a partir da interpretação constitucional e convencionada da execução penal, tendo por norte a necessidade de a execução penal trilhar um caminho racional com o objetivo à redução dos danos provocados pela execução da pena e ao respeito aos direitos humanos das pessoas submetidas ao poder punitivo do Estado”.
A Obra, tornou-se um valioso material para pesquisa aos futuros advogados e um apoio aos profissionais da área, tanto que no mês de lançamento, ficou três semanas consecutivas em primeiro lugar de vendas.
O livro, que foi adquirido por várias personalidades da área jurídica, ganhou lugar de destaque na biblioteca do STJ (Supremo Tribunal de Justiça).
Para a alegria do autor Diego de Azevedo Simão, em janeiro a Editora solicita uma nova edição, que está para ser lançada em breve.
Casado com a professora Caroline Nau Lofi, e pai dos meninos Pedro e Bento, o filho dos professores, Miguel João Simão e Lucineide de Azevedo Simão, em quase uma década no norte do Brasil é um apaixonado pela profissão de Defensor Público, ocupando por duas vezes consecutivas a função de Sub defensor geral do estado, onde tem contribuído com diversos projetos em prol da coletividade, e busca de melhores condições aos menos favorecidos.
Nativo das terras de Ganchos, o pai de Bento, e de Pedro, foi aluno e funcionário da Universidade do Vale do Itajai, onde se formou bacharel em Direito.
Já com a carteira da OAB, foi funcionário do Ministério Público, ocupando o cargo de Assessor de Promotoria.
Com uma vida pautada aos bons exemplos, o pai maravilhoso, o esposo amigo, e filho amoroso, tem se dedicado às boas causas, lutando por mudanças, a favor da justiça social e pelos direitos humanos.
O Escritor gancheiro, escolhido pela Editora DPlácido, para mostrar ao Brasil, seu conhecimento em torno do tema abordado, e que tem se destacado nas palestras defendendo o tema, aguarda para os próximos dias a entrega da nova edição da Obra.