POLICIAIS NAS RUAS CAMINHANDO
Conversando com diversos comerciantes do centro da capital, mas especificamente da Rua Conselheiro Mafra e Felipe Schimdt, muitos questionam qual o motivo de policiais não andarem mais a pé, em dupla, pela área central da capital e apenas realizando rondas dentro das viaturas. A resposta que dei e que me foi informada pela Polícia Militar, é que o trabalho de rondas pelo centro ocorre diariamente e em todos os horários e, mesmo em viaturas, os policiais saem dos carros e circulam por a pé. Lembro bem, não tão distante, que os mais antigos, aqueles de 20 anos atrás faziam esse trabalho de campo a pé. Agora com as novas viaturas e o aumento de ocorrência e mais agilidade, utilizam viaturas na questão logística.
MONITORAMENTO
Aliás, falando em monitoramento, como anda, ao meu ver, o sistema de monitoramento eletrônico na capital? Estão funcionando? A maior reclamação é a fata de manutenção desses equipamentos, não culpa esporadicamente da PM, mas sim da empresa vencedora da licitação pela falha, fazer correção do sistema, verificar se há câmeras quebradas, fiação e se realmente ela registra o que deve ser registrado no monitoramento. Ganhar uma licitação de milhões e não prestar um serviço adequado e com dinheiro do contribuinte, não é aceitável.
FLORIPA A CAPITAL MAIS SEGURA DO PAÍS
Florianópolis é destaque virou destaque nacional como a capital mais segura do país, no ranking das Capitas brasileiras mais seguras. A capital catarinense aparece na liderança, com 9,5 mortes violentas a cada 100 mil. Esse dado foi baseado no Censo 2022 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). É um bom resultado no que se refere em número populacional e o trabalho efetivo das forças de segurança, incluindo a Polícia Civil, Militar e a própria Guarda Municipal (como força auxiliar). No interior a cidade de Jaraguá do Sul, norte do estado, é a mais segura.
EUGÊNIO RAULINO KOERICH
Não podemos deixar passar em branco os 100 anos da fundação do Grupo Koerich em Santa Catarina. Justa a homenagem feita pelo empresário Marcelo Petrelli (Grupo ND) ao filho mais velho do seu Eugênio, Walter Koerich, pelo centenário de um visionário e empreendedor em nosso estado e o reconhecimento da sociedade. Uma pena outros empreendimentos não terem dado certo como a Casas Santa Maria, Padaria Brasília, União, o não esquecendo o Ponto Chic. Um país sem história é um país sem memória. O crescimento e desenvolvimento comercial de Santa Catarina tem o dedo dos Koerich, isso ninguém pode negar. Merecido reconhecimento.
NEGRO RUDHY
O rapper, Negro Rudhy, morador do Bairro Monte Cristo (não sai do bairro por nada) lançou recentemente e está sendo um sucesso, seu podcast denominado “ O podpeste” feito nos estúdios do querido Thiago Kauê (Akaut). Negro Rudhy que faz muito sucesso com suas canções, já gravou com os melhores “ rappers” de Santa Catarina, está com seu clip musical. Vale destacar na coluna e esforço que esse cantor e produtor musical lutou para conquistar seu espaço em nosso estado e reconhecimento nacional. Conheço seu trabalho há anos, sua família e seu empenho na área musical. Sucesso nesse novo projeto com seu Podcast e a oportunidade de espaço que está abrindo aos novos cantores e artistas em geral.