Coluna Dino Montez: Pix de Moisés para prefeituras virou caso de justiça

A tal “transferência especial” forma que o Coronel Moisés, então governador, encontrou para ajudar cidades catarinenses por meio do PIX, foi parar nessa semana no Tribunal de Justiça de Santa Catarina. Para o Coronel, hoje recluso, não se sabe aonde, foi a forma de “desburocratizar” o sistema de como o estado poderia facilitar aos municípios, recursos estaduais para obras nessas cidades. Na época, em tom irônico, Carlos Moisés, ex-governador, disse que o PIX seria a melhor forma de repassar recursos para os prefeitos do que eles virem para a capital com o famoso “pires mão” forma habitual de pedir dinheiro do governo. Essa tal medida, segundo ele, paliativa, não recebeu agrado do TCE e nem da justiça.

FRIO SE LASCAR

É esperado, segundo a previsão do tempo, temperaturas abaixo de 8 graus em nossa região nesse inverno que acabou de começar. Aliás, uma prévia disso, sentimos na semana passada. A Defesa Civil reforça os cuidados e as áreas de assistência social das prefeituras, já estão mobilizadas. O problema, como sempre, é convencer esse ou aquele morador de rua a ir para um abrigo. Muitos não querem. A lei não obriga ninguém ir para um abrigo ou hotel disponibilizado pelas prefeituras. Preferem, alguns, ficarem na rua mesmo. Por outro lado, vem frio e vamos proteger nossos idosos, crianças e até os nossos animais.

                                            PATINETES JÁ CIRCULAM PELA CAPITAL

Mesmo já liberados e sendo utilizados diariamente na capital, seja, para deslocamento ao trabalho ou mesmo lazer, existem regras importantes na sua utilização. Segundo Valci Brasil, os equipamentos disponibilizam recursos melhores daqueles antigos e garantindo mais segurança, suspensão dianteira e freios no guidão, itens importantes na segurança de quem utiliza o patinete. Sobre quem pode ou não, menores de 18 anos só podem transitar se forem assistidos pelos responsáveis, o que não vem acontecendo. Todo o cuidado ainda é pouco, é um novo modal, mas deve ser respeitado suas regras. No mais, divirtam-se no trabalho ou lazer.

EXPLORAR SIM, ABUSAR NÃO!

Alguns comerciantes, digo alguns, do centro da capital, estão espalhando demais suas mesas pelas calçadas do centro da cidade. Ca para nós, patê da cidade foi toda revitalizada, principalmente no entorno da Praça XV e ruas próximas, pedido feito pelos empresários e atendido pela prefeitura. Até aí, tudo bem, mais abusar do espaço público aumentando o número de mesas e cadeiras, exemplo da Hercílio Luz e bares próximo ao antigo terminal não pode acontecer. As pessoas acabam desviando de tanta mesa na calçada. Alô fiscais, é bom ficarem de olho nisso. Pedestres agradecem.

 SOLANGE BACK

Estive conversando, na verdade, batendo um papo superdescontraído com Solange Back, prefeita de Anitápolis, no meu programa de televisão. A cidade que faz parte da Grande Florianópolis, sofreu muito com as chuvas do ano passado e nos últimos dias. Ela estava me dizendo que houve uma reunião da Granfpolis, e, nesse encontro, foi montado um sistema de ajuda mútua entre os municípios quando ocorrer essas enchentes. Boa iniciativa da Granfpolis, ainda sob a batuta do Orvino e da própria Solange, quando exercia a função de vice-presidente. Solange Back, que administra Anitápolis, não é mulher de ficar sentada em gabinete, põe a mão na massa mesmo. É considerada uma das melhores gestoras de SC.      


WhatsApp