A Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de São José promove atividades didáticas, nesta terça-feira (6), com as crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, localizado no Bairro Serraria sobre o combate ao trabalho infantil, em comemoração ao 12 de junho, data que marca mundialmente esta luta.
As atividades, que iniciaram na segunda-feira (5), foram ministradas pela psicóloga e representante do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (AEPET), Jéssica Carla de Souza Miola Soares. Ela falou sobre o que é permitido, como ajudar os pais em tarefas simples de casa e o que não pode ser feito.
“A ideia é que a gente ‘pincele’ alguns assuntos da faixa etária, o que é o trabalho infantil, o que não é trabalho infantil, sinais de atenção. E a outra etapa da atividade é pedir que eles façam um desenho, para que nós possamos entender qual é a percepção da criança sobre o assunto”, explica Jéssica.
Lucas Davi, foi um dos participantes da dinâmica. Com o kit de lápis coloridos em mãos, o garoto intercala as cores para pintar a fachada de uma escola que ele desenhou. O garoto de 9 anos conta que escolheu desenhar uma instituição de ensino, porque considera importante o acesso das crianças às escolas, principalmente para aprender a ler e a escrever. O menino comenta empolgado “Eu já sei ler!”.
Além da aula proporcionada pela representante do AEPET, segundo a coordenadora do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Ana Gabriela Confortin Peter de Souza, dentro do Fortalecimento de Vínculos são ofertadas oficinas para as 125 crianças cadastradas, de 6 a 15 anos. São oficinas de cerâmica, informática, dança, educação funcional, karatê, artes cênicas, recreação e, junto com as oficinas, são trabalhados temas mensais.
Segundo a coordenadora, as crianças que participam das oficinas vêm de encaminhamentos do CRAS, CREAS, Ministério Público e Conselho Tutelar. Elas realizam as atividades duas vezes por semana e se revezam nos bairros.
Encaminhamentos:
Caso o Fortalecimento de Vínculos identifique que a criança ou adolescente está trabalhando, encaminham a denúncia para a Secretaria de Assistência Social, que fará o contato com a rede para saber se é uma situação já identificada em outra instância. Caso seja uma informação nova, o caso é encaminhado para o Conselho Tutelar e Creas, que trabalha com a média complexidade, setor que lida com violação de direitos.
O dia 12 de junho é o Dia Nacional e Internacional de Combate ao Trabalho Infantil. Na data são provocadas reflexões sobre o direito de todas as crianças e adolescentes à infância segura, para que tenham acesso à educação, à saúde, livres da exploração infantil e de outras violações.