Coluna do Dino Montez

Variedades e Política

Foto: Rainha e princesas da Fenaostra (Foto Divulgação)

BRIGA COMERCIAL ENTRE EUA E BRASIL VAI NOS AFETAR

Essa briga comercial da semana entre os Estados Unidos e o Brasil na questão comercial, ainda vai dar muito o que falar. Para piorar, no sentido político, até o ex-presidente Bolsonaro foi envolvido nessa questão, não se sabe o motivo, da tal taxação comercial de produtos brasileiros exportados para aquele país. O reflexo dessas exportações, também afetam o nosso estado. Setores afetados: Setores a serem observados em Santa Catarina: Alimentos e bebidas.  Produtos como carne e aves podem ser afetados pelas tarifas impostas pelos EUA, como têxtil e vestuário, máquinas e equipamento também vão sofrer, além de calçados onde a indústria calçadista, tradicional em Santa Catarina, pode enfrentar desafios tanto na exportação para os EUA. Mexer com o os americanos ou ter a reciprocidade anunciada por Lula vai dar problema.

                              INVASÃO NA ANTIGA RODOVIÁRIA DA CAPITAL

Só foi a prefeitura dar uma saída temporária das imediações da antiga rodoviária, aquela ali da Mauro Ramos, para a malandragem ocupar o espaço público e fazer a festa. Todo o complexo que deve ser demolido (háprojeto nesse sentido) foi isolado, tapado com madeiras e estruturas fechadas, mas não impediu que moradores de rua invadissem o local. “ Virou a Casa da Mãe Joana”, mesmo com a presença de agentes da Guarda Municipal e da própria Polícia Militar. Foi só o poder público deixar tudo isolado, ainda com discussão a sua destinação para invadirem e já depredando suas instalações. Não se sabe quantas pessoas invadiram ou estão vivendo por lá, mas alguma coisa mais “severa” deve ser feita imediatamente. 

                             SEPARAR O SUL DO BRASIL

Foi só, em tom de brincadeira, o governador Jorginho Mello falar em “ separar o Sul” dos demais estados brasileiros, colocando uma trena, num bate-papo de descontração, para o próprio governante ter que se explicar ao judiciário, como quer o Partido dos Trabalhadores, autor da ação. Em conversa com a coluna, um de seus assessores, presente no ato, alegou que tudo não passou de um simples comentário, dentro do contexto do diálogo que Jorginho mantinha em um discurso, para que o assunto virasse caso de justiça. O sul, o sudeste, o norte e nordeste, na visão de todos, dele próprio, jamais irão se separar. Irton Marx, um gaúcho, idealizador dessa tal façanha, com plebiscito e tudo, tentou oficialmente essa possibilidade, mas foi em vão. Somos Brasil, independente de cada situação que cada estado vive, frisou Mello.

                                    LUCIANE DOS PASSO NA ÁREA SOCIAL

Acertou, e, muito bem, por sinal, a escolha da manezinha Luciane dos Passos, como nova Secretária da Assistência Social de Floripa, com a saída de Bruno de Souza. Experiente na função, super preparada nesta área, Luciane terá toda liberdade para exercer sua função púbica e seus projetos na assistência social. Servidora estadual, tem competência e de sobra.

                                  FENAOSTRA 2025 VAI MOVIMENTAR FLORIPA

Lançado nesta semana, no vão do Mercado Público a 23ª edição da Festa Nacional da Ostra e da Cultura Açoriana.Florianópolis é reconhecida internacionalmente como Cidade Criativa da Gastronomia pela UNESCO, um título concedido à apenas 4 municípios brasileiros, que destaca o compromisso da capital catarinense com a valorização da cultura gastronômica local, a sustentabilidade e a inovação culinária. Serão 12 dias de festa no Centrosul. Cerca de 80% das ostras comercializadas no Brasil são produzidas na capital.


WhatsApp