São José: “Laranjinhas” em ação, como é a rotina da limpeza e manutenção das ruas municipais

Diariamente as equipes da Infraestrutura limpam vias e praças do Município percorrendo mais de 100 quilômetros por mês.

O secretário de Infraestrutura, Júlio Cézar da Silva, explica que a varrição pública é um serviço permanente. (Foto: Divulgação)

Todos os dias da semana um verdadeiro “batalhão de laranjinhas” sai às ruas de São José  às 7h45 para deixar tudo limpo e organizado. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Infraestrutura, tem mais de 200 funcionários que trabalham na varrição, roçagem e capinação de ruas e 91 praças.

Por mês, a distância percorrida pela equipe da varrição equivale a mais de 100 quilômetros. “A varrição das ruas é mais um serviço que representa o zelo da Prefeitura de São José pela cidade. O serviço de varrição pública é feito nas ruas em bairros com grande concentração de comércio e circulação de pessoas, e em lugares históricos e pontos turísticos, como a Beira-Mar”, destaca o prefeito Orvino Coelho de Ávila.

O secretário de Infraestrutura, Júlio Cézar da Silva, explica que a varrição pública é um serviço permanente. “Esse é um serviço contínuo, não para nunca. Mantemos a varrição manual todos os dias”. Ele lembra que a Prefeitura também mantém equipes limpando as praças, além dos serviços de roçagem e capinação.

Este tipo de trabalho, complementa o secretário Júlio, é importante para qualquer cidade, pois remove das ruas, calçadas, praças e outros logradouros públicos resíduos descartados inadvertidamente por pessoas que não tiveram paciência para encontrar uma lixeira e fazer o descarte correto. Ou então aqueles resíduos trazidos pelo vento, como folhas que se desprendem das árvores ou que foram trazidos pelo vento.

As equipes também atuam na roçagem e capinação dos matos na cidade. De acordo com especialistas em agronomia, os dias chuvosos, intercalados com dias muito quentes, acabam por acelerar o crescimento do mato, que cresce segundo alguns estudos de 5 a 10 cm por dia. A secretária adjunta Michele Martendal diz que o trabalho das equipes da Infraestrutura é de encarar essa aceleração no crescimento de mato diariamente e procurar manter a cidade limpa.

“Mesmo com o trabalho diário, o mato cresce rapidamente e muitas vezes em alguns lugares há reclamações de munícipes que não entendem as dificuldades desses trabalhadores, que não podem estar, ao mesmo tempo, em todos os lugares. Muitas vezes o trabalho dos profissionais responsáveis pela limpeza urbana não é reconhecido. Isso impacta diretamente na falta de conhecimento da população sobre os serviços por eles prestados, que não são poucos”, ressalta Michele.

O cubano Didier Samuel Cordova, 45 anos, que há mais de um ano reside no Brasil e trabalha na Secretaria de Infraestrutura, elogia o trabalho e a parceria na limpeza de São José. “É muito bom este trabalho de manter a cidade limpa, há muita parceria no nosso grupo e faz bem olhar e ver tudo limpo”. A sua colega de trabalho, Crislaine Loreta Braga, 26 anos, que atua há um ano e 3 meses no serviço de limpeza também fala do prazer de manter a cidade limpa. “Quando a gente chega vê tudo sujo, mas depois é gratificante ver o nosso serviço”.

Lixo orgânico e sólido

Também há o serviço realizado diariamente pela empresa Ambiental Limpeza Urbana e Saneamento, contratada pela Prefeitura de São José, responsável pela coleta de lixo no Município. Uma frota de 11 caminhões compactadores grandes mais um caminhão micro que percorre toda cidade recolhendo o lixo orgânico, além de cinco caminhões que coleta os materiais reciclados.

As coletas seletivas e de resíduos sólidos ocorrem regularmente de porta em porta nos bairros do Município. Caso o morador não saiba os dias em que passa as coletas, basta entrar em contato por meio do telefone da empresa Ambiental (48) 3901-3080. A coleta seletiva é direcionada para a reciclagem, já a orgânica vai para o aterro sanitário. No ano passado foram recolhidas 4 mil toneladas da coleta seletiva.

Já a coleta de resíduos volumosos ocorre por agendamento, por meio do telefone (48) 3112-3344. O munícipe deve colocar o móvel desmontado na calçada, ou, caso não consiga estar em casa no horário informado pela empresa responsável, também pode levar até o Ponto de Entrega Voluntária (PEV), inaugurado em junho de 2022. O PEV está localizado na Rua João José Martins, e é executado pela empresa Ambiental Limpeza Urbana e Saneamento, no bairro Potecas, de segunda a sábado, das 8h às 16h20. 


WhatsApp