A Guarda Municipal de São José tem contribuído ativamente com a segurança pública de São José no combate às ocorrências que estão acontecendo na Grande Florianópolis desde o último sábado (19), em ações conjuntas com a Polícia Militar (PM), Polícia Civil (PC), Corpo de Bombeiros e Polícia Rodoviária Federal (PRF).
De acordo com a comandante da Guarda Municipal, Anne Warmling, a Guarda Municipal de São José prestou atendimento ágil para ocorrências na Via Expressa; no loteamento Vila Formosa e no bairro Forquilhinha.
“Agimos de maneira rápida, prendemos três pessoas que fizeram os atos de vandalismo no viaduto de Forquilhinha. Os criminosos foram levados para a delegacia e continuam presos. Atuamos no primeiro momento até a chegada de outras forças policiais, para juntos solucionarmos a situação”, afirmou.
As forças de segurança seguem monitorando as áreas afetadas pelos atos de incêndio de veículos e interdições de ruas, com reforço no patrulhamento e apoio às equipes de resgate e emergência.
“Ao longo dos anos, as atribuições da Guarda Municipal de São José evoluíram para atender de forma eficiente as ocorrências. Nosso efetivo está qualificado e equipado com armamento de ponta, além de novas viaturas, para fazer frente a desafios como este de sábado. Nossa Guarda atua de forma integrada com as forças de Segurança Pública, assegurando rápida resposta contra a criminalidade”, destaca a secretária de Segurança, Defesa Social e Trânsito, Andréa Luiza Grando.
Em caso de emergência ligue para a Guarda Municipal 153 ou (48) 99679-1048, PM 190, PRF 191, Bombeiros 193, Samu 192 ou disque denúncia Polícia Civil 181.
Sentinela nas ruas
A Guarda segue com a Operação Sentinela, que em um ano de atuação já prendeu 200 pessoas em flagrante e retirou das ruas 6 veículos roubados. A operação realiza rondas noturnas das 23h às 7h, nos bairros de São José, para coibir a criminalidade. No período de 22 de outubro de 2023 a 16 de outubro de 2024, foram atendidas 21 mil ocorrências por meio da operação.
Concurso público
O concurso público da Guarda Municipal de São José está em reta final. Os futuros agentes já passaram pela prova objetiva; pelo teste de avaliação física; teste psicológico e investigação social. Na segunda-feira (21) iniciou a etapa médica. Após essa etapa, os 40 agentes vão passar por uma capacitação, para assim rumarem à posse.